Termina em Medellín 7ª edição do Fórum Urbano Mundial
publicado em 15 de abril de 2014
Entre os dias 5 e 11 de abril, nomes como o arquiteto e urbanista Leon Crier, o Nobel de Economia Joseph Stiglitz e o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg se reuniram na cidade colombiana de Medellín no 7º Fórum Urbano Mundial (WUF7), que visa à promoção de soluções inovadoras para o espaço urbano.“Uma cidade não é um acaso, mas o resultado de visão e objetivos coerentes”, afirmou Krier, arquiteto considerado o “pai do Novo Urbanismo”. Realizado a cada dois anos, o Fórum convida uma ampla variedade de participantes de todo o mundo para discutir os principais obstáculos enfrentados pelo ambiente urbano contemporâneo.
Segundo estimativas da ONU, dois terços da população urbana mundial vive em cidades onde a desigualdade de renda aumentou desde os anos 1980. O evento é promovido pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT). “Um ambiente pobre resulta em pouca saúde, que por sua vez resulta em baixo desempenho econômico”, explicou o Nobel da Economia de 2001, Joseph Stiglitz, que destacou o transporte público como um dos elementos mais importantes para o desenvolvimento urbano. Moradia, educação universal e desigualdade econômica foram outros dos temas em destaque.
No dia 9, em celebração aos mais significativos avanços em políticas urbanas, o Fórum concedeu o prêmio Pergaminho de Honra ao Brasil pelo programa carioca UPP Social, considerado “uma inspiração muito sólida para intervenções em regiões desfavorecidas”. China, Etiópia, Coreia do Sul e Reino Unido também tiveram iniciativas premiadas.