Nossa História
A Urbanizadora Paranoazinho promove o desenvolvimento, a valorização e a qualidade de vida da região Colorado-Sobradinho, por meio de investimentos em regularização fundiária, urbanização e novos empreendimentos social, ecológica e economicamente sustentáveis
Muito prazer
Somos a UP
A Urbanizadora Paranoazinho (UP) promove o desenvolvimento, a valorização e a qualidade de vida da região Colorado-Sobradinho, por meio de investimentos em regularização fundiária, urbanização e novos empreendimentos social, ecológica e economicamente sustentáveis. Uma sociedade anônima que visa a regularização fundiária e o desenvolvimento imobiliário sustentável dentro dos limites da Fazenda Paranoazinho, da qual é proprietária desde 2007.
Entre os seus fundamentos estão a transparência, a legitimidade e o profissionalismo, evidenciados pelo compromisso com a comunidade local e com o urbanismo sustentável. Tem como conceito o desenvolvimento urbano planejado, submetido às leis, normas e melhores práticas da correta utilização do solo.
Atua em duas frentes. A primeira é a regularização fundiária dos 54 parcelamentos existentes na Fazenda Paranoazinho, pela qual tem viabilizado a reinserção de cerca de sete mil famílias na legalidade urbanística, ambiental e registral. A segunda frente é a transformação das áreas disponíveis da região na Cidade URBITÁ, um novo bairro no Distrito Federal ancorado nos valores urbanos do século XXI, como sustentabilidade, tecnologia, inovação, qualidade de vida e caminhabilidade, constituindo-se como uma referência nacional em bom urbanismo.
2007/2008
Uma visão e o início de um negócio
Em 2007, após ter conhecido a Fazenda Paranoazinho alguns meses antes, Rafael Birmann vislumbrou uma oportunidade e decidiu transformá-la em um negócio. Com essa visão, concebeu a criação da Urbanizadora Paranoazinho, uma empresa destinada a gerir e investir no empreendimento.
Rafael e sua equipe realizaram diversas viagens a Brasília, onde se inteiraram dos vários processos em andamento, incluindo as negociações com os herdeiros e sucessores de José Cândido de Souza, o proprietário original da Fazenda, falecido em 1937, além das inúmeras ações judiciais relacionadas à aquisição e propriedade do terreno.
No ano seguinte, mais precisamente no dia 26 de maio de 2008, a Urbanizadora Paranoazinho S.A foi fundada tal como a conhecemos hoje. Após meses de intensas negociações, o documento formalizando a sobrepartilha dos bens de José Cândido de Souza foi finalmente assinado em 19 de agosto de 2008. Esse marco não apenas consolidou a visão de Rafael, mas também deu início a uma nova era para a Fazenda Paranoazinho, onde demos os primeiros passos para a transformação de sonhos em realidade.
2012
Parecer final AGU reconhecendo dominialidade privada da
Fazenda Paranoazinho e autorizando desistências judiciais
Por volta de 2010, a Advocacia Geral da União (AGU) levantou a hipótese de que a área da Paranoazinho pudesse ser pública. Como resultado, dezenas de ações de oposição foram movidas na Justiça Federal, e centenas de processos relacionados à posse ou propriedade de áreas da Paranoazinho, que tramitavam na justiça do Distrito Federal, foram suspensos à espera da definição sobre a dominialidade na esfera federal.
Em abril de 2012, após concluir a análise da documentação apresentada pela Urbanizadora Paranoazinho, a AGU reconheceu que a Fazenda Paranoazinho não pertencia à União Federal, mas sim ao espólio de José Cândido de Souza, posteriormente vendido à Urbanizadora Paranoazinho. A confusão que originou a tese da AGU foi causada por uma área homônima, também chamada Fazenda Paranoazinho, que havia sido desapropriada durante a constituição de Brasília.
Com a questão resolvida, as ações que estavam suspensas retomaram seu curso normal, e as oposições da União foram definitivamente encerradas, transitando em julgado.
Equipe UP celebra o parecer final da AGU que reconhece a propriedade da Fazenda Paranoazinho
2013
Workshop com a equipe do escritório Gehl Architects
Desde a criação da empresa, a Urbanizadora Paranoazinho (UP) sempre buscou trabalhar com os melhores parceiros e fornecedores do mercado para desenvolver seus projetos.
Na elaboração do masterplan da Cidade Urbitá, a UP contou com a parceria do renomado escritório Gehl Architects, liderado pelo arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl, um dos maiores do mundo em urbanismo.
Em setembro de 2013, realizamos um workshop com a participação de profissionais dos escritórios Gehl Architects, Project for Public Spaces, Jorge Willheim, e Terra Urbanismo, unindo expertises para aprimorar o desenvolvimento da Cidade Urbitá.
Na foto estão: Ricardo Birmann (diretor-presidente da UP), Gary Toth (PPS), Vivian (ex-arquiteta da UP), David Sim (Gehl Architects, Helio Mitica (Área Urbanismo), Mariana (sócia do Jorge Wilheim), Lahys Miranda (gestora da UP), Alvaro (ex-sócio da área Urbanismo), Carlos Horácio (arquiteto), Alan (Urbana), Roberta (ex-diretora UP) e Rafael Birmann (membro do Conselho da UP).
2014
Assinatura do Termo de Compromisso e Registro do 1º condomínio
O tema regularização fundiária sempre foi assunto complexo no Distrito Federal e não foi diferente quando a UP iniciou o processo de regularização dos condomínios da Fazenda Paranoazinho. Para tornar possível avançar na regularização, a UP desenvolveu junto ao Ministério Público um Termo de Compromisso onde eram previstas contrapartidas da UP, como realização de obras de infraestrutura e doação de áreas para instalação de equipamentos públicos. Em 2014, o TC foi consolidado e assinado, o que representou um marco na regularização fundiária no DF, pois serviu de base para o modelo utilizado também pela Terracap na regularização das terras de sua propriedade.
2014
Registro do Vivendas Friburgo junto ao 7º Ofício de Registro de Imóveis
A regularização fundiária sempre foi um desafio no Distrito Federal, e o processo para proporcionar a regularidade aos condomínios da Fazenda Paranoazinho não foi diferente. Desde o início, a Urbanizadora Paranoazinho (UP) enfrentou esse complexo cenário com determinação. Para avançar na regularização, a UP desenvolveu, em parceria com o Ministério Público, um Termo de Compromisso que estabelecia contrapartidas como a realização de obras de infraestrutura e a doação de áreas para instalação de equipamentos públicos. Em 2014, esse Termo de Compromisso foi consolidado e assinado, representando um marco na regularização fundiária no DF e servindo de modelo para a Terracap em seus próprios processos de regularização.
Com a elaboração e aprovação dos projetos urbanísticos por diversos órgãos, o próximo passo era a aprovação do parcelamento por Decreto assinado pelo Governador do Distrito Federal. Cumpridas as exigências subsequentes, o parcelamento poderia então ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis, resultando na criação de uma matrícula individual para cada unidade, o que finalmente conferia ao condomínio o status de R-E-G-U-L-A-R-I-Z-A-D-O.
Esse processo culminou em 04 de novembro de 2014, quando o condomínio Vivendas Friburgo foi registrado no 7º Ofício de Registro de Imóveis de Sobradinho/DF, tornando-se o primeiro parcelamento regularizado na Fazenda Paranoazinho, com a matrícula nº 16.977. Esse registro foi um passo histórico, não apenas para a Urbanizadora Paranoazinho, mas para todo o Distrito Federal, pavimentando o caminho para futuras regularizações.
2016
Mais três condomínios regularizados
Após a regularização do condomínio Vivendas Friburgo, localizado no Setor Habitacional Grande Colorado, o time da UP emplacou a regularização de três condomínios no mesmo ano. Foram os casos do condomínio Mansões Colorado, registrado com a matrícula nº 17.704, em 09 de março de 2016; do condomínio Império dos Nobres (Etapa II), registrado com a matrícula nº 18.194, em 16 de novembro de 2016; e dos condomínios Recanto Real e Morada dos Nobres, (Etapa I), registrados com as matrículas nº 18.577 e nº 18.578, respectivamente.
Todos estes condomínios e as matrículas dos lotes estão registradas no Cartório do 7º Ofício de Registro de Imóveis.
Primeiros moradores do condomínio Mansões Colorado a receberem as escrituras dos seus lotes.
2016
Oficina de Concepção Arquitetônica: Urbitá
Paralelamente ao desenvolvimento dos projetos urbanísticos para regularização dos condomínios da Fazenda Paranoazinho, a equipe técnica de arquitetos, urbanistas e engenheiros da UP trabalhava no projeto desenvolvimento urbano da Fazenda Paranoazinho, que anos depois viria a receber o nome de Cidade Urbitá.
Seguindo a premissa de sempre fazer um trabalho colaborativo, o time UP realizou, entre outubro e dezembro de 2016, a 1ª Oficina de Concepção Arquitetônica, com o intuito de identificar parceiros e colaboradores para concepção dos primeiros projetos da Cidade Urbitá.
Treze escritórios, com sede em Brasília, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro, participaram da oficina, desenvolvendo projetos conceituais para um lote do empreendimento. Ao todo, foram três meses de trabalho (outubro a dezembro de 2016), incluindo três encontros presenciais.
Participantes da 1º Oficina de Concepção Arquitetônica no terreno onde será construída a Cidade Urbitá
2018
Uma nova fase, uma nova marca
No ano de 2018 a Urbanizadora Paranoazinho completou 10 anos de existência. O ano marcou não só a primeira década de vida, mas também uma mudança na perspectiva dos próximos desafios da empresa. Para celebrar essa nova fase, a Urbanizadora adotou de vez o nome “UP”, trazendo essa inovação não somente em seu nome, mas em toda sua Identidade visual.
2019
Publicado o Decreto de aprovação da Etapa I da Urbitá
Ao final de 2019, duas conquistas foram importantíssimas para o time da UP. Foram elas: a Aprovação do Plano de Urbanização (PDU) da Urbitá, publicada no Diário Oficial do DF no dia 3 de outubro de 2019; e a publicação do Decreto de aprovação do Projeto Urbanístico da Etapa 1 da Urbitá, publicado no Diário Oficial do DF no dia 05 de dezembro.
Estas duas conquistas representam as etapas finais de aprovação da Urbitá e foram repercutidas com destaque na mídia local.
A aprovação do Plano de Urbanização da Urbitá foi destaque na capa do Correio Braziliense
2020
Recorde de aprovações no Conplan
Mesmo enfrentando a pandemia do Corona Vírus, a equipe UP seguiu trabalhando firme e forte e nos anos de 2020 a 2022 teve aprovação de 16 condomínio junto ao Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan).
Com o feito, a UP chegou à marca de 90% dos condomínios aprovados no Conplan.
2022
Urbitá é registrada em cartório
Sem duvida a maior conquista da historia da UP ocorreu no ano de 2022: o registro em cartório da Urbita Etapa I.
Este ato simboliza uma longa jornada que se iniciou em 2007, com negociações para aquisição da Fazenda Paranoazinho. Passou por incontáveis idas e vindas aos órgãos do governo para ter aprovados os projetos e finalizou em uma decisão judicial que, apesar de desgastante, foi favorável ao nosso time e confirmou de forma unanime a seriedade e integridade do trabalho pelos colaboradores da UP.
Entao, em 16 de novembro de 2023, tornou-se publica e incontestável no Cartório de Registro de Imóveis a existência da Cidade Urbita: Etapa I.
2023
Mais de 2.000 escrituras entregues
O ritmo efervescente do time da UP permitiu que condomínios emblemáticos, como o Solar de Athenas, fossem regularizados no ano de 2023 e este feito nos fazer atingir a marca de mais de 2.000 escrituras entregues aos moradores da Fazenda Paranoazinho.
Ricardo Birmann, diretor-presidente da UP, e Aloisio Madruga, primeiro morador do Solar de Athenas a receber a escritura do seu lote.
2024
As primeiras obras da UP previstas no Termo de Compromisso
O ano de 2024 foi marcado pela execução das obras de drenagem pluvial no Setor Boa Vista, a primeira de muitas outras contrapartidas prevista no TC que serão cumpridas pela UP.