Saiba como funciona o aquecedor solar de água caseiro
publicado em 30 de maio de 2014
É cada vez maior a consciência de que a reutilização de materiais recicláveis é fundamental para a preservação do planeta. Para contribuir com a ideia e, ainda por cima, diminuir o valor da conta de energia, o técnico em eletromecânica aposentado José Alano criou um aquecedor solar com garrafas PET e embalagens longa vida. O técnico vive no interior de Santa Catarina e patenteou o invento para permitir sua livre utilização.
O projeto do aquecedor solar com descartáveis é simples: uma tubulação ligada ao reservatório mantém a água circulando por plataformas de aquecimento. Os painéis são construídos com embalagens longa vida pintadas de preto, que retêm o calor do sol. Por baixo dos painés, canos pretos passam por dentro de garrafas PET e transmitem o calor das embalagens plásticas para a água. As garrafas, também pintadas de preto, têm a função de proteger o conjunto de fatores externos, como ventos e chuvas.
Dentro da tubulação, a água pode chegar a até 55ºC. A montagem de um aquecedor suficiente para quatro pessoas fica em torno de R$ 350. O valor não inclui o preço das garrafas PET e embalagens longa vida, que devem ser reutilizadas após o consumo. O tempo de vida útil do aquecedor é de cerca de seis anos. Depois desse período, as garrafas, os canos e embalagens longa vida ficam opacos e devem ser repintados.
Estas matéria está na quarta edição do Informativo Nosso Bairro que já está sendo distribuído na região dos condomínios.
Na mesma edição:
Ocupação de áreas em Sobradinho e Colorado deve seguir novas diretrizes urbanísticas
Editorial
Espaço do Morador
UP Entrevista – Thiago Andrade (Presidente do IAB/DF)
Setor Contagem receberá sistema de esgotamento
Cuidado com a correspondência