Um domingo para celebrar a bike

publicado em 11 de agosto de 2014

 

Rodas da Paz

 

Milhares de bicicletas invadiram as vias do Eixo Monumental para reivindicar mais segurança para os ciclistas e estimular o exercício físico

No lugar do trânsito pesado do dia a dia, ontem foi a vez de milhares de bicicletas tomarem as ruas do Eixo Monumental. Mais de 6 mil pessoas participaram do passeio ciclístico organizado pela ONG Rodas da Paz para estimular o hábito da modalidade e reivindicar um trânsito mais seguro para os ciclistas. Famílias e amigos aproveitaram o evento para se exercitar, se divertir e deixar de lado o estresse diário. Nesta 12ª edição, o passeio teve dois percursos: um mais curto, de 5km, que circulou pela Esplanada dos Ministérios, e um mais longo, de 15km, que foi até a Ponte JK.

O vendedor Douglas Tomaz do Nascimento, 23 anos, começou a pedalar há dois anos. Logo depois, a esposa, Mayara Martins, 24 anos, também aderiu ao esporte. Diante do estímulo, rapidamente, o filho do casal, o pequeno João Tomaz Pereira, 6 anos, pediu uma bicicleta de presente para passear com a família. O exercício virou hábito, e o trio, morador de Sobradinho, até participa de um grupo de ciclismo se aventurando em ciclovias e em trilhas de terra da região. “É muito bom ter a família junto. Sem contar que incentivamos nosso filho a fazer algum esporte e não ficar somente no frente do computador”, explicou o pai. Para o garoto, o momento é de muita alegria. Ele conta que espera a semana inteira pelo domingo: o dia de pedalar. “É muito bom. Eu gosto de passear com eles”, disse a criança.

Aos 9 anos, Ângela Ishida fala como gente grande. “Eu prefiro andar de bicicleta a ficar em casa jogando videogame. Lá na escola em que eu estudo, poucos pedalam. Tenho um colega que não gosta de jeito nenhum e eu sempre falo o tanto que ele está perdendo porque é muito bom”, comentou a garota. Ela e a irmã caçula, Sarah, 4 anos, estavam acompanhadas dos pais, Ricardo Ishida, 34 anos, analista de sistemas, e Sueli Aoto, 34 anos. “Incentivo minhas filhas a praticarem qualquer tipo de esporte”, contou o pai.

Transporte

O objetivo do passeio anual é despertar nas autoridades um maior compromisso com a mobilidade urbana sustentável. O presidente da ONG Rodas da Paz, Jonas Ber Tucci, explica que a ideia é levar a mensagem de que a bicicleta pode ser um meio de transporte. “Ela faz com que as pessoas tenham uma vida mais saudável, sem contar que diminui a poluição e o engarrafamento. Queremos também um trânsito mais seguro e respeito aos ciclistas.” Neste ano, o evento contou com a inscrição de 4.690 adultos, 1.500 crianças e a participação daqueles que, mesmo sem registro, aproveitaram a oportunidade para se exercitar e curtir as belezas da cidade.

Fonte: Correio Braziliense