Exposição Carametade encerra em Sobradinho sua turnê pelo DF
publicado em 24 de setembro de 2015
Até 4 de outubro Sobradinho recebe a exposição Carametade, do artista Roger Regner. A mostra está exposta no Parque dos Jequitibás e é composta de painéis de grande porte que retratam personagens fictícios compostos pela fusão inusitada de figuras míticas e/ou controvertidas reconhecidas por uma expressiva carga simbólica.
Com humor e ironia, Roger Regner desenhou, a partir dessa fusão de referenciais antológicos, uma espécie de terceira personalidade como Clô Bolsonaro (fusão de Clodovil Hernandez com Jair Bolsonaro) e José Luiz Inácio Sarney de Araújo Costa e Silva (fusão de Luís Inácio Lula da Silva e José Sarney). Os personagens foram recriados e renomeados não somente na imagem, mas também na bizarra identificação que se revelava mesclada surpreendendo o público.
Nesta edição, além das já conhecidas fusões de rostos apresentadas anteriormente, estreiam quatro novos personagens: Gilmar Cunha, Xuxa Macêdo, Monica Clinton e Rainha Diana II, totalizando catorze painéis.
Com curadoria de Ana Queiroz, Carametade foi montada pela primeira vez no FLAAC 2012, ocupando os corredores do ICC Norte (minhocão) da Universidade de Brasília (UnB). Com excelente repercussão de público e mídia, em 2013, Carametade foi convidada a integrar a programação do 53º aniversário de Brasília com montagem na área externa do Museu Nacional.
A exposição conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Segurança Pública, da Administração de Brasília e dos SESCs Ceilândia e Taguatinga.
SOBRE O AUTOR – Roger Regner é um artista multilinguagem, que atua na fotografia e nas artes cênicas desde a década de 80. Sua grande curiosidade com relação a outras culturas, o motivou a traçar, em 1989, uma rota de fotógrafo independente por países da Europa, Ásia, América Central e América do Norte, encerrando em 1994, quando fixa residência em Nova York, onde passa a atuar experimentalmente em vários setores das artes visuais. Desde então, vive e trabalha entre o Brasil e os Estados Unidos.
Desde 2005 dedica-se exclusivamente à criação. Roger produziu e apresentou substancial variedade de trabalhos que unem ora o desenho e a pintura, ora estes com a fotografia e incorporando fusões a objetos, peças esculturais, tapeçaria, instalações, vídeo, entre outros. Com uma técnica particular e pouco ortodoxa, produz trabalhos isentos de regras preconcebidas tendo a condição humana como temática recorrente, expressa em instalações motivadas por contextos sociais e/ou políticos.
Serviço: Exposição de Roger Regner – Carametade
Data: até 4/10
Local: Parque dos Jequitibás – AE 4 e 5, Avenida do Contorno, Quadra 10/11, Sobradinho
Fonte: Jornal de Sobradinho