Alunos de Sobradinho aprendem valor do patrimônio cultural
publicado em 1 de dezembro de 2015
Na última sexta-feira, 27 de novembro, a Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) promoveu atividade pedagógica no Centro de Ensino Fundamental 8 de Sobradinho (CEF 8). Além de participarem de oficinas de pintura rupestre e indígena corporal, os estudantes da escola aprenderam a confeccionar peças de cerâmica. Eles também assistiram palestra com noções de Arqueologia para que saibam desfrutar, preservar e valorizar o patrimônio cultural da sociedade na qual estão inseridos.
Durante o encontro que ocorreu durante todo o dia com diversas turmas, os jovens tiveram acesso a conhecimentos sobre o panorama de ocupação da região de Sobradinho. As atividades de educação patrimonial visam cultivar nos alunos o hábito de visitar museus e frequentar bibliotecas para que possam compreender a importância de se transmitir o conhecimento às gerações futuras. “Muitas vezes eles esquecem facilmente o conteúdo então essa atividade ajuda a fixar os assuntos da matéria abordada em sala”, diz a professora de História do CEF 8, Gisele Siqueira.
A aluna Natália Nunes conta o que achou da experiência. “Eu gostei porque aprendemos que o patrimônio cultural pode ser várias coisas, desde objetos até cidades. Envolve um mistério também, isso é legal”.
Tal ação foi desenvolvida pela UPSA e faz parte do processo de licenciamento ambiental da área de propriedade da Urbanizadora. O trabalho incluiu a sondagem de 180 hectares desocupados para verificação da existência de sítios arqueológicos. Saiba mais aqui.
Veja as fotos da atividade de educação patrimonial no Facebook da Urbanizadora Paranoazinho.
Ascom UPSA