Conselho de Placemaking realiza atividades em Planaltina
publicado em 21 de janeiro de 2016
O diretor-presidente da Urbanizadora Paranoazinho (UPSA), Ricardo Birmann, participou nesta quarta-feira (20/01) do VI Seminário Cultura e Patrimônio Histórico em Planaltina, a convite do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Associação Amigos do Centro Histórico de Planaltina (AACHP). Birmann, que é membro-fundador do Conselho Brasileiro de Placemaking, falou sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade, uma das primeiras a surgir no DF.
O Conselho Brasileiro de Placemaking, com o apoio da Urbanizadora Paranoazinho, vai colaborar para a revitalização da Praça Coronel Salviano Monteiro Guimarães, situada no Centro Histórico de Planaltina. Birmann convidou as cerca de 70 pessoas presentes no Seminário a participarem da oficina para revitalização da Praça, que ocorrerá no dia 30 de janeiro, e do processo de consulta popular organizado pelo Manual de Ocupação de Brasília (M.O.B.).
CONSULTA POPULAR – A partir desta sexta-feira (22), os moradores e moradoras de Planaltina poderão opinar sobre a revitalização em lousas distribuídas por diversos pontos do Centro Histórico: Fórum, Administração Regional, Igreja São Sebastião e Museu Histórico e Artístico.
PLACEMAKING – Trata-se de um processo de planejamento, criação e gestão de espaços públicos totalmente voltado para as pessoas, visando transformar ‘espaços’ e pontos de encontro em uma comunidade – ruas, calçadas, parques, edifícios e outros espaços públicos – em ‘lugares’, que estimulem maior interação entre as pessoas e promovam comunidades mais saudáveis e felizes.
Ascom UPSA