Oficina de revitalização de praça mobiliza Planaltina
publicado em 15 de fevereiro de 2016
A Oficina de Revitalização da Praça Cel. Salviano Monteiro Guimarães, conhecida como a Pracinha do Museu, em Planaltina, contou com a participação qualificada dos moradores da cidade histórica. O evento ocorreu no sábado (30/01) pela manhã, na própria praça. A realização foi do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), do Conselho Brasileiro de Lideranças em Placemaking, do Manual de Ocupação de Brasília (MOB) e da Associação Amigos do Centro Histórico de Planaltina. A Oficina recebeu o apoio da Urbanizadora Paranoazinho (UPSA), da Secretaria da Cultura do Distrito Federal, da Administração Regional de Planaltina, da OAB – Subseção Planaltina, do Curso de Comunicação Comunitária da Universidade de Brasília e da Rádio Utopia.
Entre as sugestões para melhorias da praça, estão bancos com encostos, coreto com cobertura flexível para realização de eventos, mesas para jogos, mais flores, policiamento e medidas para melhorar a acessibilidade. Tudo sugerido pela comunidade, que discutiu o assunto em grupos de trabalho e identificou exemplos, em um grande painel de fotografias, que gostaria de ver reproduzidos na Praça.
A revitalização é uma proposta do MPDFT como destinação de recursos de compensações ambientais na região. Segundo a promotora de Justiça Cristina Rasia Montenegro, da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Distrito Federal, o resultado da Oficina deve ser apresentado pelos moradores em uma audiência pública que irá debater as propostas.
Para o diretor-presidente da Urbanizadora Paranoazinho e membro do Conselho Brasileiro de Lideranças em Placemaking, Ricardo Birmann, a melhoria da praça será o primeiro passo para a revitalização de todo o Centro Histórico de Planaltina. “O importante foi garantir a participação efetiva da comunidade em todo esse processo, para que o projeto não seja impositivo e a comunidade fique, de fato, satisfeita com os resultados”, conclui.
Leia também: