Comunidade de Planaltina recebe propostas para Pracinha
publicado em 22 de março de 2016
Representantes da comunidade de Planaltina conheceram nesta segunda-feira (21/03), o relatório da Oficina de Revitalização da Praça Cel. Salviano Monteiro Guimarães, também chamada de Pracinha do Museu. A oficina, realizada no dia 30 de janeiro, teve como objetivo levantar os anseios da população a respeito de melhorias na praça e, com isso, subsidiar propostas e diretrizes. O relatório foi apresentado pela Fundação Aron Birmann e pelo coletivo Movimente e Ocupe seu Bairro (MOB), a convite do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
O recurso para aperfeiçoar a praça é oriundo de uma ação judicial movida pelo MPDFT contra um frigorífico da região, condenado a pagar uma compensação ambiental. O detalhamento do projeto deve ser feito por arquiteto contratado pela empresa e será discutido em nova reunião com técnicos da Secretaria de Gestão do Território e Habitação do Distrito Federal (Segeth). Mas, por orientação do Ministério Público, deverá levar em conta as contribuições da comunidade.
Entre as diretrizes apontadas no documento estão a construção de um coreto, instalação de postes de iluminação em escala humana, nivelamento do piso, medidas para redução do fluxo de veículos e a necessidade de gestão da praça por uma entidade com autonomia, por exemplo, para a criação de um calendário de eventos. “Os anseios dos moradores foram contemplados no relatório”, ressaltou a presidente da Associação Amigos do Centro Histórico de Planaltina, Simone dos Santos.
Ascom UPSA