Lançado aplicativo para caronas seguras
publicado em 1 de abril de 2016
Com o objetivo de facilitar a dinâmica de caronas na Universidade de Brasília, estudantes de Ciências da Computação e o já graduado Márcio Batista criaram o aplicativo Carona Phone. A ideia se expandiu e passou a ser uma esperança de melhorar o trânsito da cidade. No dia 28 de março, a ferramenta finalizada foi lançada no auditório da Faculdade de Tecnologia (FT).
“Desde que eu estudava aqui, algo que sempre me incomodou foi ver os estacionamentos lotados e apenas uma pessoa por carro. A partir daí, surgiu a ideia de usar a tecnologia para facilitar caronas e contribuir para a mobilidade sustentável”, conta Márcio Batista, egresso do Departamento de Ciência da Computação (CIC). Segundo ele, o funcionamento do aplicativo foi formulado a partir de relatos de pessoas que pegam ou cedem carona.
“Esta é uma solução para a dinâmica de trânsito nos campi da UnB e ao mesmo tempo, uma solução que a UnB oferece para a mobilidade urbana sustentável nas cidades”, explica o professor Pastor Willy Gonzales, do Programa de Pós-graduação em Transportes e Coordenador do Ceftru. A equipe do aplicativo conta que, após o lançamento em Brasília, o próximo objetivo é expandir para a cidade de São Paulo.
Também fazem parte da startup a aluna Natália Bernardes, do Designer, a aluna Terra Thaís, do Jornalismo, os alunos Henrique de Faria, Pedro Medeiros, da Ciência da Computação. A startup do Carona Phone vem sendo incubada no Ceftru (Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes) e coordenando suas ações com o Programa Carona Solidária da UnB.
Para fazer uso do Carona Phone, basta baixar o aplicativo e aceitar a sincronização com o perfil do Facebook. A ferramenta já está disponível para download gratuito em smartphones com sistema Android.
FUNCIONAMENTO – O aplicativo funciona com base em um raio de proximidade. Aqueles dispostos a oferecer uma carona devem se cadastrar, disponibilizar o trajeto, o horário e o número de vagas que têm no carro. Dessa forma, todos os usuários que estiverem por perto, conseguem ver a carona oferecida e o perfil público do Facebook do motorista. Caso alguém solicite aquela carona, o motorista poderá visitar o perfil na rede social da pessoa e decidir se aceita a solicitação.
A ferramenta também permite que o motorista e o passageiro conversem através de chat do próprio aplicativo. Se mais de uma passageiro solicitar um mesmo motorista, eles também podem visitar o perfil um do outro e conversar entre si pelo chat do aplicativo.
No momento do cadastro, é possível colocar um filtro de gênero para quem se quer dar carona ou para com quem se quer pegar carona. O filtro de gênero fica visível para todos os usuários.
Além dos filtros, outra forma de tornar mais segura a dinâmica de caronas é um ranking de usuários disponível. Após ceder ou pegar uma carona, o usuário pode avaliar o outro de 0 a 5 estrelas e deixar comentários sobre a experiência.
Fonte: UnB