Exposição na CLDF revela olhar sobre os anos que antecederam inauguração de Brasília
publicado em 8 de junho de 2015
Público pode conferir 36 imagens e a última entrevista de JK como presidente
Até 15 de junho, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) sedia a exposição “Brasília 1957: uma saga do século XX”. São 36 imagens clicadas pelo sueco Åke Borglund três anos antes da inauguração da nova capital. A mostra está montada no hall de entrada da CLDF e pode ser conferida das 8h às 19h.
As fotografias são fruto de uma viagem que Borglund ganhou em 1957, quando pôde escolher qualquer destino na América do Sul como prêmio de uma foto publicada na imprensa europeia. Ele era colaborador de revistas como National Geographic e Paris Match e foi movido pela curiosidade sobre a aventura que a construção de Brasília significava. Na época, o local era um acampamento a céu aberto.
Durante estadia na futura capital, o sueco fez cerca de 800 imagens de pessoas, obras, paisagens e barracos. O público também poderá observar réplica de reportagem do jornal argentino La Nación com registros do mesmo fotógrafo e ler a última entrevista de Juscelino Kubitschek como presidente da República, em 1961.
Ascom/UPSA
com informações da CLDF