O melhor negócio para o morador é estar do lado da verdade
publicado em 19 de junho de 2017
Graças à agilidade da equipe de Regularização da UPSA em contratar todos os projetos e estudos solicitados pelo poder público, a regularização das áreas de sua propriedade avança em ritmo acelerado, todos os dias. Paralelamente, mais moradores e síndicos da região procuram o time de Relacionamento da UPSA para obter as melhores condições junto à empresa.
No Setor Habitacional Contagem, mais de 450 famílias já assinaram os respectivos acordos com a UPSA para garantir os melhores descontos sobre os valores a serem pagos no futuro. Os moradores do Contagem são os únicos ainda não beneficiados pelo licenciamento ambiental, etapa superada pela UPSA nos setores Grande Colorado e Boa Vista (licenças disponíveis no site da Urbanizadora).
A mobilização da comunidade se reverte em benefícios, pois a obrigação da UPSA de executar as obras de infraestrutura começa com a regularização de 50% dos lotes de cada setor habitacional. “Atualmente, estamos desenvolvendo os projetos executivos de infraestrutura do Boa Vista, que já está 76% regularizado e onde nosso prazo já está correndo”, comenta o arquiteto e urbanista Cássio Monteiro, coordenador do departamento de Regularização da UPSA.
Além da infraestrutura urbana e do cumprimento de inúmeras exigências do processo de licenciamento ambiental, a UPSA irá viabilizar áreas para implantação de equipamentos públicos, tais como escolas, creches e postos de saúde na região.
Maria Eugênia Cabral, advogada da UPSA, explica. “Essas áreas são exigidas por lei, mas obviamente não foram reservadas durante a constituição ilegal dos parcelamentos. Para que possamos atender à legislação sem interferir no interior dos condomínios, disponibilizaremos outras áreas para este fim. A obrigação é, inclusive, garantida por hipoteca formalizada pela Urbanizadora”.
Não existe ordenamento sem sustentabilidade – Todos os projetos da UPSA têm, em sua essência, um forte componente de sustentabilidade e consciência ambiental e visam ao máximo a manutenção do equilíbrio ecológico do meio ambiente. “Somos associados à Aliança Cerrado, um grupo de entidades públicas e privadas extremamente ativos no desenvolvimento de propostas e soluções visando à recuperação do Cerrado no Planalto Central”, exemplifica a bióloga Mirella Ritter, coordenadora da área de Meio Ambiente da Urbanizadora.
Leia no site da UPSA sobre a constituição de uma nova Unidade de Conservação na encosta que separa o Grande Colorado da DF-150, sobre os pagamentos de compensações ambientais e florestais sendo feitos antecipadamente e sobre inúmeras outras ações da empresa na área ambiental.
Compromisso com a verdade – De todos os compromissos assumidos pela UPSA junto ao governo, à cidade de Brasília, aos investidores e moradores da Fazenda Paranoazinho, o principal é o comprometimento com a integridade, um dos valores estratégicos da empresa.
Como explica Ricardo Birmann, “a readequação e o desenvolvimento urbano da Paranoazinho estão sendo trilhados em um caminho sem atalhos”. Por determinação do Conselho de Administração da UPSA, a companhia está atualmente implantando o Programa de Integridade, Ética e Conformidade (Compliance), nos padrões mais rigorosos de governança corporativa. O instrumento vinculará toda a equipe interna da empresa, e será exigência na contratação de qualquer prestador de serviços. “Acreditamos que ser correto não é uma questão de ponto de vista. Estar ao lado da verdade é sempre o melhor negócio”, complementa o diretor-presidente.
*Matéria publicada na 21ª edição do Jornal Nosso Bairro
Ascom UPSA