Negociação diferenciada
publicado em 9 de junho de 2017
Enquanto o governo utiliza parâmetros de mercado para determinar o preço dos imóveis em áreas públicas, a Urbanizadora Paranoazinho oferece diversos descontos e subsidia fortemente o preço.
O objetivo principal da UPSA é recuperar a plena legalidade no uso do solo na Fazenda Paranoazinho, de forma a valorizar toda a região. Essa estratégia permite à empresa praticar os valores mais baratos de todo o DF no processo.
“Com exceção das Áreas de Interesse Social, em que muitas vezes as escrituras são doadas pelo governo, em nenhuma outra área do Distrito Federal é possível receber esse documento pelos valores praticados por nós”, afirma Solange Gabriel, diretora financeira da UPSA.
Ao assinar o contrato com a empresa proprietária da área, os moradores garantem não apenas os valores subsidiados, como também recebem da UPSA o compromisso com o processo de legalização do lote. A empresa assume, perante aos moradores com que faz acordo, a obrigação de cumprir 100% das exigências dos processos de regularização, dentre elas as decorrentes do licenciamento ambiental, as obrigações de execução de obras de infraestrutura, a disponibilização de áreas para instalação de equipamentos públicos, etc.
Já o morador, se responsabiliza pela regularização das benfeitorias existentes no lote, como poços artesianos e fossas sanitárias.
Quanto mais cedo melhor – De todos os descontos oferecidos pela UPSA, o mais significativo é pela composição amigável e rápida. “Nada vale mais para a empresa do que estar cada vez mais perto da regularização integral da Fazenda Paranoazinho”, complementa Solange.
Portanto, quanto mais cedo o morador procura a empresa e inicia a negociação, melhores serão as condições oferecidas. “É um mecanismo justo e lógico. Temos que dar melhores condições para aqueles que estão mais interessados no acordo. Caso contrário, estaríamos incentivando as pessoas a não assinarem, aguardando descontos maiores no futuro”, explica Luiz Guilherme Falluh, que coordena a equipe de Relacionamento da UPSA.
Ninguém fica de fora
A Urbanizadora tem o compromisso de garantir que todos os moradores que, de boa fé, quiserem regularizar suas moradias, terão condição de fazê-lo. Para isso, a empresa trabalha com um regime de excepcionalidade para casos como dificuldades financeiras, doen- ça grave na família, etc. “Pessoas em situação de vulnerabilidade são as que mais precisam da legalização e queremos garantir que não sejam excluídas do processo”, comenta Adriana Silva, também do departamento de Relacionamento.
Sem escritura, sem cobrança – Nenhum valor é devido à UPSA enquanto o lote não possuir matrícula regularizada e individualizada e o morador não assinar a respectiva escritura pública de aquisição da propriedade. Esse procedimento visa dar tranquilidade e segurança jurídica. Os moradores ainda podem financiar o pagamento em até dez anos a partir da escritura, diretamente com a UPSA.
Alienação dos lotes – Nos casos de aquisição financiada, a garantia da transação é o próprio lote, que fica alienado à Urbanizadora. O financiamento geralmente é repassado a bancos, fundos de cré- dito ou securitizadoras após a assinatura. Nada muda em relação ao financiamento contratado com o morador, porém a garantia passa a vigorar em favor do novo credor. Em todos os casos, quando o morador quita o financiamento a garantia é automaticamente liberada, assim como em qualquer operação imobiliária financiada.
*Matéria publicada na 21ª edição do Jornal Nosso Bairro
Ascom UPSA