Aceiros são realizados na região do Colorado
publicado em 16 de novembro de 2017
Com o período de secas no Distrito Federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou um aceiro preventivo na Reserva Biológica da Contagem (Rebio). Devido à proximidade com o local, os condomínios Mansões Colorado, Jardim Europa II, Vivendas Colorado I e II, Lago Azul e Bela Vista foram alertados pela Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) sobre a necessidade de também executarem os aceiros nas áreas limítrofes à Rebio.
O aceiro é uma prática que cria pequenos espaços sem a vegetação no entorno de um imóvel, prevenindo que o fogo das queimadas se alastre por grandes áreas. É realizado por meio da queima controlada de parte da vegetação, ou pela limpeza mecanizada do terreno.
Gabriel Ferreira, funcionário do Mansões Colorado, destaca que essa é uma preocupação constante da administração do condomínio.
“Nós realizamos este ano o aceiro mecânico. Executamos a atividade anualmente, com a autorização do ICMBio. É uma ação de segurança tanto para o condomínio, quanto para a preservação da Rebio, pois já foram registrados casos de incêndio aqui em nossa região”.
Em 2015, a UPSA realizou o aceiro na Rebio, como parte do Programa de Combate a Incêndio em Áreas Naturais. A iniciativa foi feita em parceria com o ICMBio.
Na época, Manoel Eurípedes, da Gerência do Fogo do ICMBio, liderou a ação. “Em 2007, tivemos uma experiência ruim no Parque Nacional. Tivemos 6 mil hectares queimados. Em 2010, foram mais 11 mil hectares. Desde então fazemos os aceiros. Na Rebio, começamos a implantar em 2014”.
*Matéria publicada na 22ª edição do Jornal Nosso Bairro
Ascom UPSA