Brasília inaugura sistema de bicicletas compartilhadas

publicado em 28 de maio de 2014

10368379_714973458548987_522727633074956330_o
(Crédito da imagem: Correio Braziliense)

As bicicletas compartilhadas – febre em cidades como Rio de Janeiro e Paris – chegaram ao Distrito Federal. Foram inauguradas, nesta quarta-feira (28/05), 10 estações do Sistema de Bicicletas Públicas em Brasília. Um aplicativo com informações sobre as ciclovias, chamado Bike Brasília, foi lançado para Windows Phone, iPhone e aparelhos Android.

As estações inauguradas até o momento são: Memorial JK, Praça Buriti, Centro Convenções/Estádio, rodoviária, Torre TV, Setor Hoteleiro Norte, Catedral, Ministério da Cultura, Ministério da Defesa e Ministério do Trabalho. A ideia é oferecer à população brasiliense opção de transporte sustentável e não poluente, para facilitar o deslocamento nos centros urbanos. Ao todo, serão 40 estações e 400 bicicletas. Por R$ 10 por ano, é possível utilizá-las por quanto tempo quiser, com intervalo de 15 minutos a cada hora de uso.

Disponibilizadas por ‘estações inteligentes’, as magrelas são conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar, distribuídas em pontos estratégicos da cidade, onde os clientes cadastrados podem retirar uma bicicleta, utilizá-la em seus trajetos e devolvê-la na mesma, ou em outra estação. O aplicativo é gratuito e pode ser baixado pela App Store (iOS) ou pela Google Play (Android). Ele contém o mapa atualizado da malha cicloviária do Distrito Federal, com indicação das ciclovias e ciclofaixas disponíveis e daquelas em construção.

Há ainda sugestões de circuitos urbanos e rurais, com diferentes níveis de dificuldades (fácil, médio e difícil). Ao clicar em um deles, o usuário tem acesso, por exemplo, a fotos, vídeos, distância a ser percorrida, duração média e recomendações do que levar. Também é possível salvar o mapa da trilha.

(Fonte: Correio Braziliense e Agência Brasília)