GDF aprova etapa 1 do Sol Nascente de Ceilândia
publicado em 5 de maio de 2011
O governador Agnelo Queiroz assinou, no mês de abril, o decreto que libera o parcelamento da etapa 1 do Condomínio Sol Nascente, em Ceilândia. O decreto representa a autorização do GDF para que se regularize o traçado de ruas, desenho dos lotes, espaços livres e áreas reservadas para equipamentos urbanos e comunitários, nos mesmos moldes das autorizações já obtidas por 45 condomínios da Fazenda Paranoazinho pelos decretos publicados no ano passado.
No condomínio Sol Nascente (que não deve ser confundido com o condomínio de mesmo nome próximo a Sobradinho, que faz parte da Fazenda Paranoazinho) vivem cerca de 20 mil pessoas, o que faz dele um dos mais populosos do Distrito Federal.
Para conquistar esta importante etapa da regularização, a Secretaria de Desenvolvimento e Habitação (Sedhab) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), elaboraram o projeto urbanístico do condomínio. O Grupo de Análise e Aprovação de Parcelamentos do Solo e Projetos Habitacionais (Grupar) aprovou o projeto o Governador do Distrito Federal assinou o decreto de regularização.
O Sol Nascente de Ceilândia se une agora ao conjunto de condomínios que já tiveram a regularização aprovada pelo GDF, mas que ainda dependem de conseguir o registro do parcelamento no Registro de Imóveis.
Exigências extensas por parte dos cartórios de registro imobiliário e lentidão de alguns órgãos do governo são os principais fatores que dificultam o registro do projeto e, consequentemente, a transferência das escrituras para os moradores.
Ainda assim, o decreto de regularização certamente é um passo muito importante que deve ser comemorado pelos moradores não apenas do Sol Nascente, mas de todos condomínios do DF.