Infraestrutura zero
publicado em 13 de março de 2012
Quem passa diariamente pela Avenida São Francisco sofre com a falta de infraestrutura da via, que é o principal acesso ao Grande Colorado. Por não ser considerado oficialmente um logradouro público pelo Governo do Distrito Federal, a Avenida não recebe investimentos do Estado. De acordo com moradores da região, apenas as obras conhecidas como “tapa buraco” são realizadas pela Novacap.
Moradora do condomínio Jardim Europa II há 14 anos, Larissa Calçado Araruna diz que a via fica intransitável em dias de chuva. “Quando chove é um horror. É terra para tudo quanto é lado. A rua parece uma cachoeira, acho que a água vem lá de cima. O GDF só aparece aqui para tapar uns buracos às vezes. Tudo sempre foi mantido pelos moradores”, diz.
Além da falta de drenagem pluvial, os moradores reclamam dos esgotos a céu aberto, comuns na região. “Eu moro aqui há 12 anos e sempre foi assim. Nos dias de chuva, os bueiros entopem e enche tudo. A rua fica cheia de esgoto, é um lixo só”, reclama Aline Marinho, moradora de um edifício no mesmo condomínio.
Em síntese, na Avenida não existe drenagem suficiente, não existem calçadas para pedestres circularem, ou seja: não existe urbanização.
No final de janeiro último, dois carros colidiram na avenida em função de um buraco causado pelas chuvas. O assunto foi matéria no DFTV 2ª edição.
O GDF promete há anos, obras de drenagem e urbanização, mas até agora nada foi feito.
A Urbanizadora Paranozinho está estudando junto ao governo do Distrito Federal melhorias na infraestrutura de toda a Fazenda Paranoazinho.