Condomínios da Fazenda Paranoazinho recebem visita de técnicos da CAESB

publicado em 6 de novembro de 2012

Uma equipe de técnicos da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) está visitando os condomínios próximos à cidade de Sobradinho para estudar a implantação da rede de esgoto. As visitas começaram no mês de agosto e irão identificar a melhor forma de atendimento, observando as particularidades de cada condomínio.

Técnica da CAESB durante visita a condomínio na região de Sobradinho.
Técnica da CAESB durante visita a condomínio na região de Sobradinho.

Cerca de 40 técnicos, entre engenheiros, técnicos sociais, topógrafos e auxiliares, estão envolvidos nesse processo. Eles visitam as áreas para mapear a ocupação do terreno (posição da casa, das instalações sanitárias, da fossa, etc.) e realizam os estudos topográficos para que a rede de esgoto seja construída da maneira mais adequada. As áreas apreendidas pelos estudos abrangem os condomínios inseridos nos setores Contagem, Boa Vista, dentre outros.

A CAESB utiliza metodologia participativa, abrindo discussão com os moradores para definir a melhor forma de atendimento. “Nosso principal objetivo deste trabalho é conseguir a adesão consciente dos moradores ao sistema de esgoto, bem como implantar um sistema de que atenda aos anseios da comunidade”, explica César Augusto Rissoli, gerente de Apoio Comunitário da companhia.

Técnicos da CAESB em reunião com moradores de condomínios.
Técnicos da CAESB em reunião com moradores de condomínios.

Além dos levantamentos topográficos que buscam aperfeiçoar a rede de esgoto, os ramais de ligação são objeto de discussão em reuniões comunitárias por quarteirão (quadra). “O processo está mais avançado nos condomínios RK e Império dos Nobres, mas os estudos envolverão todos os condomínios”, destaca Rissoli. Um dos entraves é a dificuldade de compatibilizar os anseios individuais e os coletivos no processo de discussão da passagem de rede.

Do ponto de vista técnico, a dificuldade maior é associada ao urbanismo irregular dos condomínios. “Em muitos casos, o projeto dos condomínios não reservou espaços públicos para a passagem da rede de esgoto”, conta o gerente técnico da CAESB. A rede coletora, quando possível, é instalada nas calçadas ou áreas protegidas, proporcionando uma redução drástica no impacto da obra sobre a comunidade e sempre aproveitando a declividade natural dos terrenos.

Em caso de dúvidas sobre os trabalhos da CAESB realizados em seu condomínio, entre em contato com a equipe de coordenação dos trabalhos (61) 3307-1709.