Falta de segurança preocupa moradores

publicado em 17 de janeiro de 2013

A falta de postos policiais e de policiais fazendo rondas frequentemente,são algumas das reclamações dos moradores da região dos condomínios quando o assunto é segurança pública. Muitos comerciantes já estão investindo em seguranças particulares para garantir a tranquilidade e segurança de seus clientes. Problemas dos grandes centros, como o tráfico de drogas também preocupam os moradores.

A segurança é a maior preocupação de Mirela Lopes que vive no Setor de Mansões. “A região é muito carente e o número de usuários de drogas tem crescido muito. É uma situação que está visível aos nossos olhos. Cansei de ver traficantes vendendo drogas na minha rua”.

O cabeleireiro Joelson Ribeiro mora no Condomínio Caravelo há dez anos e conhece bem as carências das redondezas. “Precisamos de um posto aqui urgentemente, os moradores daqui estão completamente desprotegidos”.

Joelson Ribeiro - Morador do Condomínio Caravelo
Joelson Ribeiro – Morador do Condomínio Caravelo

José Wellington, sócio de uma padaria na região, afirma que só vê segurança particular na região. “Tem viaturas, mas raramente elas passam aqui”, diz. Fábio de Souza mora há cinco anos no Condomínio Caravelo e conta que, a loja em que trabalha já sofreu alguns furtos. “Não foi nada muito grave, mas fica o prejuízo para o comerciante. Se os policiais fizessem rondas com mais frequência, certamente a região seria bem mais tranquila”, comenta.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o posto policial fica no Grande Colorado. As viaturas são subdividas e trabalham em forma de ronda. “O efetivo que atende a região conta com 354 oficiais”, explica o Tenente Coronel Ferrari, responsável pelo 13º Batalhão da Polícia Militar.

O Batalhão é responsável por 14% do território do Distrito Federal que vai da BR-020 até a divisa de Padre Bernardo. “Nossos policiais fazem rondas constantes em toda região. Existe a previsão de um novo batalhão em Sobradinho 2, mas ainda não tenho informações oficiais. Depois do concurso público que está sendo realizado, certamente teremos mais profissionais e o atendimento à população será ampliado”, ressalta Ferrari.

Alem do possível aumento no efetivo policial, com a conclusão da regularização, a Urbanizadora Paranoazinho disponibilizará áreas externas aos condomínios para alocação de postos policiais, delegacias e demais equipamentos públicos.