Comerciantes reclamam da Avenida São Francisco

publicado em 5 de março de 2013

Passado o período de chuvas, os comerciantes e moradores que transitam pela Avenida São Francisco, amargam os prejuízos da falta de infraestrutura da via. Como a área foi ocupada de forma irregular, faltam sistema de coleta de esgoto, abastecimento de água, calçadas para pedestres, etc, mas o problema que mais gera reclamações é a falta de sistema de drenagem pluvial, que provoca inundações e buracos no asfalto a cada chuva (a TV Record esteve no local e fez uma matéria sobre o grande número de buracos na via. Assista aqui).

Chuvas e falta de calçadas atrapalham a mobilidade na Avenida São Francisco
Chuvas e falta de calçadas atrapalham a mobilidade na Avenida São Francisco

Única via de acesso a nove dos dez condomínios do Grande Colorado, a Avenida São Francisco foi ocupada e, posteriormente, asfaltada sem um projeto de drenagem adequado. No ano passado, o GDF construiu um viaduto de acesso à avenida, mas insistiu no erro e, novamente, não contemplou a drenagem no projeto. São pequenas as chances da situação melhorar enquanto a região continuar irregular.

Moradora do local há mais de 20 anos e proprietária de um estabelecimento comercial na região, Ieda Jader Magalhães, está preocupada. “O viaduto não levou em conta o grande fluxo de água vindo da São Francisco, não sou técnica, mas quem observa as fortes chuvas tem a impressão de que a estrutura não aguenta o volume vindo com as chuvas”, destaca.

Cleusa Damasceno destaca que a situação piorou bastante nos últimos quatro anos. “Basta chover forte por uma hora que já alaga tudo. No meu comércio, temos que nos organizar para guardar o que fica exposto na calçada para não ter prejuízo”, conta. Quem não teve a mesma sorte foi a dentista Fernanda Dimonnâe que no mês de dezembro, teve seu consultório totalmente danificado pela água da chuva. “Fiquei um mês sem poder atender e ainda sofro com o cheiro de mofo, por conta das infiltrações. A imprensa vem aqui, faz matéria, mas nada acontece. O governo diz não pode fazer nada porque a área é irregular, não tenho ilusões de que melhore”, lembra.

Uma forte chuva inundou o consultório da Drª Fernanda que ficou um mês sem poder atender seus pacientes
Uma forte chuva inundou o consultório da Drª Fernanda que ficou um mês sem poder atender seus pacientes

Um passo importante para a regularização de toda região, o projeto de drenagem pluvial de todo o Grande Colorado já foi elaborado pela Urbanizadora Paranoazinho e está sendo analisado pelos técnicos do GDF.