Condomínio investe em estrutura para reciclagem do lixo

publicado em 2 de abril de 2013

Consciência ecológica, trabalho e muita dedicação. Esses são os ingredientes para o sucesso do projeto de coleta seletiva e reciclagem do condomínio Vivendas Bela Vista. O parcelamento possui 727 lotes e está localizado na região do Grande Colorado e realiza a gestão dos resíduos há 10 anos.

Funcionários trabalham na separação dos resíduos do condomínio
Funcionários trabalham na separação dos resíduos do condomínio

Desde sua implantação, o projeto conta com a adesão de 80% dos mais de 3 mil moradores. “Nossos moradores já possuem uma boa educação ambiental. Não temos conhecimento de recusa na separação, os que não participam muitas vezes não tem tempo ou não conseguem a adesão de seus funcionários”, explica Laudegar Saraiva Lima, que há sete anos ajuda na divulgação do projeto e conscientização dos moradores.

Para a realização da coleta, o condomínio possui um caminhão de porte médio, um trator e uma equipe de 12 pessoas. Os moradores recebem uma tabela com os dias de recolhimento de cada tipo de resíduo. “Os próprios colaboradores nos ajudam no controle”, conta o síndico Wilson Olimpio Parejas.

Após a coleta, todo material é levando para um galpão que fica dentro da área do condomínio. Lá o material é separado. Papeis, garrafas pet e latas de alumínio são organizadas e vendidas para empresas especializadas. Os não recicláveis são recolhidos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

O lixo orgânico é depositado em baias para a compostagem. Ao lixo é acrescentando calcário e esterco. A mistura fica na baia de decomposição por cerca de 40 dias. Depois de fria e seca – o material segue para o minhocário. O húmus – gerado pela atividade das minhocas – é separado e ensacado para utilização nas áreas verdes do condomínio, no pomar e nos jardins dos moradores.

A participação na coleta seletiva rende outra recompensa para os moradores. Cada pessoa que colabora com a coleta seletiva- ganha dois sacos de húmus por mês. Para custear o projeto, o síndico lembra que não houve aumento na taxa de condomínio e que o projeto não gera lucro para a administração. “Nosso lucro é o orgulho de viver em um condomínio limpo, bem cuidado e ecologicamente correto”, destaca Parejas. Segundo a administração do condomínio, o projeto é pioneiro no Distrito Federal e já serviu de inspiração para outros condomínios.

Confira a galeria de fotos no Facebook: