Placemaking: uma nova luz sobre o desenvolvimento urbano
publicado em 25 de abril de 2013
No início de abril a Urbanizadora Paranoazinho teve o privilégio de participar de um evento inovador no campo do desenvolvimento urbano, em escala mundial. Tratou-se da reunião inaugural do “Placemaking Leadership Council“, ou “Conselho de Lideranças em Placemaking“, em Detroit, nos Estados Unidos.
A tradução da palavra “Placemaking” para o português é quase impossível, seria algo como “Criação de Espaços” ou “Desenvolvimento de Espaços Públicos”, mas o conceito é muito mais poderoso que isso, representa toda uma maneira de encarar os espaços urbanos e uma revisão do papel que damos aos espaços públicos nas nossas comunidades e nas nossas cidades.
O Diretor-Presidente da Urbanizadora Paranoazinho, Ricardo Birmann, foi convidado a participar deste novo Conselho, que passa a reunir pessoas de cerca de uma dúzia de países e das mais diversas áreas. São arquitetos, incorporadores, ativistas, líderes comunitários, funcionários públicos, artistas, urbanistas e jornalistas que, apesar de atuarem em campos completamente distintos, têm em comum o fato de se utilizarem de seu trabalho para fazer das cidades onde vivem um lugar melhor.
Após os três dias de palestras e mesas redondas, Birmann está muito otimista com relação ao futuro do Conselho, organizado pela Project for Public Spaces (PPS), com sede em Nova Iorque: “Esta iniciativa da PPS é uma indicação clara de que as pessoas estão começando a pensar o espaço urbano diferentemente. Os atuais modelos de planejamento simplesmente não se aplicam a este mundo mais denso e mais urbano que estamos vendo surgir. Estou confiante que o Conselho terá um papel fundamental na construção de um novo paradigma, em que pensamos no habitante da cidade (e na sua qualidade de vida) como elemento central do espaço urbano”.
Fred Kent, fundador (há quase 40 anos) e presidente da PPS, consegue sintetizar em uma frase esta necessidade por uma nova maneira de pensar as cidades, ele costuma dizer que “you have to turn everything upside down to get it right side up” (“você precisa virar tudo de ponta cabeça para colocar as coisas de pé”). Vale a pena conferir o texto que ele publicou no blog da PPS, fazendo uma retrospectiva da primeira reunião do Conselho.