Urbanizadora Paranoazinho contrata consultoria ambiental em padrão internacional

publicado em 16 de maio de 2013

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, Eduardo Brandão, recebeu na semana passada representantes da Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) e da multinacional canadense Conestoga Rovers & Associates (CRA), recentemente contratada pela Urbanizadora para elaboração do Plano Básico Ambiental (PBA) de toda a Fazenda Paranoazinho. Vários técnicos e gestores da SEMARH e do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) também participaram da reunião.

Apresentação Secretaria do Meio Ambiente
Representantes da UPSA, CRA e Técnicos da SEMARH, durante reunião

Na ocasião, o Diretor-Presidente da UPSA, Ricardo Birmann, e o Coordenador de Estudos Ambientais da CRA Brasil, Affonso Novello Neto, apresentaram a proposta de plano de trabalho para elaboração do PBA. A princípio, o projeto será subdividido em 23 planos, programas e subprogramas para atender todo o conjunto de exigências ambientais do processo. Um dos destaques da reunião foi o anúncio da decisão da UPSA de implantação de um Programa de Gestão Ambiental, um programa adicional que não faz parte das exigências de licenciamento. “Com ele, damos um passo além e teremos um mecanismo técnico e legal para gerir e fiscalizar o andamento de todos os programas que serão realizados pela UPSA e empresas contratadas”, explica Birmann.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, Eduardo Brandão, durante reunião com a UPSA
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, Eduardo Brandão, durante reunião com a UPSA
O secretário Eduardo Brandão elogiou a proposta de trabalho da UPSA e destacou a importância de se pensar nas questões ambientais dentro de um contexto geral. “A região precisa ser considerada como um todo, não somente as áreas já ocupadas, mas considerando as ocupações futuras. O processo de compensação ambiental também precisa entrar nas nossas discussões a partir agora”, ressaltou.

Sobre a Conestoga Rovers & Associates (CRA):

Uma das maiores empresas de consultoria ambiental no mundo, fundada no Canadá no inicio da década de 70, a CRA conta hoje com 93 escritórios espalhados pelo mundo. No Brasil, a empresa atua desde 2005 e conta com aproximadamente 90 colaboradores distribuídos entre suas unidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus e Belém.

Affonso Novello Neto, coordenador de Estudos Ambientais da CRA Brasil, durante apresentação na SEMARH
Affonso Novello Neto, coordenador de Estudos Ambientais da CRA Brasil, durante apresentação na SEMARH

Habituada a trabalhar com empreendimentos em todas as escalas, por todo o Brasil e em diversos outros países, a CRA tem uma enorme experiência na elaboração de projetos e estudos ambientais. Sem dúvidas, a sua contratação pela UPSA contribuirá com o processo de readequação urbana e ambiental da Fazenda Paranoazinho, trazendo valorização e qualidade de vida para toda a população da região.