Audiências públicas debatem proposta Plano Urbanístico de Brasília

publicado em 7 de novembro de 2013

brasilia_foto
Crédito da imagem: União Planetária

A bancada do Distrito Federal no Congresso Nacional quer explicações sobre o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). Na audiência pública convocada para hoje (7), na Câmara dos Deputados, serão ouvidos parlamentares e o GDF. Caso as explicações não convençam, não está descartada uma intervenção mais profunda na tramitação do projeto. O encontro será às 15h30, no Plenário 14, do Anexo II da Casa.

Além da bancada do DF no Congresso, participarão como convidados deputados distritais; o secretário de Habitação do DF, Geraldo Magela; arquitetos e urbanistas; assim como representantes de conselhos comunitários. “O PPCUB não pode, por exemplo, adensar as margens do Eixo Monumental”, afirma o deputado federal Luiz Pitiman.

Alguns pontos são alvo de preocupação como os terrenos do canteiro central do Eixo Monumental. “Se for o que tem sido divulgado na mídia, é loucura”, diz Pitiman. Para ele, o diálogo deve ser a prioridade, mas caso a explicação não convença, a bancada não descarta medidas mais drásticas.

Plano
O PPCUB é uma lei que deverá orientar a população e o poder público com diretrizes de uso e ocupação e ações para o resguardo dos princípios fundamentais do plano urbanístico de Brasília, cuja poligonal tombada compreende o Plano Piloto, Candangolândia, Cruzeiro e Sudoeste/Áreas Octogonais. Na noite de ontem, o assunto foi tem de audiência pública na Câmara Legislativa. Outros dois encontros para discutir o tema devem ocorrer este mês na Casa.

(Fonte: Jornal de Brasília)