Livro critica tombamento de Brasília e analisa problemas da expansão desordenada

publicado em 19 de dezembro de 2013

19_12_13_Livro_Não vivemos em cartões postais

Uma provocação para quem ama Brasília mas entende que a qualidade de vida deve valer para aqueles que vivem longe do Plano Piloto. Essa foi a motivação dos autores para escrever o livro “Não vivemos em cartões postais”, que será lançado hoje (19), no Centro Cultural Banco do Brasil.Para eles, os mentores de capital federal não levaram em conta seus habitantes.

A proposta é exercer a responsabilidade civil e transformar emoções e sentimentos negativos em algo que possa ser positivo e útil para o mundo.“Este livro é uma denúncia a uma cidade que ganhou repercussão internacional como modelo de arquitetura e urbanismo sem ter levado em consideração o objetivo principal de tal empreendimento, que são as pessoas”, argumenta a arquiteta e coautora Ana Fragomeni. O livro traz fotografias inéditas, além de histórias do início da construção da capital e das mudanças vivenciadas pelos novos moradores.

Com prefácio do jornalista e colunista político Alexandre Garcia, a publicação mostra os problemas vivenciados por uma cidade mal planejada que não para de crescer, apresentando os fatores que evidenciam a perda da qualidade de vida dos seus habitantes e usuários dos serviços públicos urbanos.

Lançamento do livro: “Não vivemos em cartões postais”
Data: Quinta, 19 de dezembro de 2013 à partir das 19h30
Local: CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Endereço: SCES, Trecho 02, lote 22
(Fonte: Olhar Direto)