Grande Colorado mais próximo da regularização

publicado em 17 de março de 2014

UPSA_Grande Colorado_04

A Urbanizadora Paranoazinho deu um importante passo no processo de reordenamento urbano dos parcelamentos instalados na Fazenda Paranoazinho. No último dia 14, a empresa recebeu a Licença de Instalação do Setor Habitacional Grande Colorado. Assinada pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e pela Secretaria de Meio Ambiental e Recursos Hídricos (Semarh), o documento faz parte da documentação que precisa ser apresentada no Cartório de Imóveis na hora do registro dos lotes.

Com a licença também é possível viabilizar as obras de infraestrutura que serão custeadas pela Urbanizadora Paranoazinho, proprietária da área. “Isso dá mais segurança ao Poder Público e à sociedade, e reforça o direcionamento da Urbanizadora em trabalhar pela regularização em total respeito e atenção ao meio ambiente”, ressalta o diretor presidente da empresa, Ricardo Birmann. A urbanizadora também terá de arcar com a compensação ambiental e florestal. Uma das obras previstas é a macrodrenagem das águas pluviais da Avenida São Francisco, principal via de acesso dos condomínios à DF-150. O investimento previsto para esse obra é de R$ 20 milhões.

Segundo o secretário Eduardo Brandão, a entrega desta licença representa um marco na regularização dos condomínios no DF. “A importância da busca da legalização e da ocupação sustentável do território do DF é fundamental para nós. Quando os processos passam pelo crivo da área ambiental, mesmo daqueles empreendimentos que já foram implantados, buscamos o máximo equilíbrio do urbano com o meio ambiente. Esse projeto, dada a sua dimensão, é uma vitória da população e do meio ambiente”, sustentou o secretário.

IMG_3927 (Custom) copy
Júnior (Condomínio Jardim Europa 2), Alexandre (Vivendas Friburgo), Ricardo Birmann (UPSA), Lene Santiago (Sercond), Eduardo Brandão (Semarh) e Nilton Reis (Ibram)

A área do Grande Colorado foi priorizada, por se tratar da maior, com sete mil moradores. Em toda a área da fazenda há cerca de 30 mil pessoas. “O licenciamento desta primeira parte foi um grande ensinamento para todos os envolvidos no processo, tanto governo, moradores e a urbanizadora. As soluções foram buscadas em conjunto e com isto ganhamos uma expertise para as próximas regularizações, que aguardamos ser tão passível quanto esta etapa foi”, explica o secretário de Meio Ambiente do DF, Eduardo Brandão.

Após a licença, O prazo para a realização da drenagem é o mesmo da validade da licença que pode variar de quatro a cinco anos. “Nossa ideia é antecipar e iniciar as obras assim que a parte de regularização urbanística for concluída no Grupo de Regularização de Parcelamento (Grupar)”, explica o diretor presidente da UPSA.

Além das obras de infraestrutura, a UPSA está investindo R$ 1,3 milhão como compensação ambiental. Parte dos recursos será destinada para as obras de conservação da Reserva Biológica da Contagem e o restante para a implantação da segunda etapa do Parque do Setor “O”, em Ceilândia. Cerca de 30 mil mudas de árvores serão plantadas, como compensação florestal, em local a ser definido pelos órgãos do governo.

A fazenda ainda possui outras quatro regiões em processo de licenciamento. A fazenda ainda possui outras quatro regiões em processo de licenciamento. A área do Grande Colorado foi priorizada, por se tratar da maior, com sete mil moradores. Em toda a área da fazenda há cerca de 30 mil pessoas. “O licenciamento desta primeira parte foi um grande ensinamento para todos os envolvidos no processo, tanto governo, moradores e a urbanizadora. As soluções foram buscadas em conjunto e com isto ganhamos uma expertise para as próximas regularizações, que aguardamos ser tão passível quanto esta etapa foi”, explica Eduardo Brandão.

Condomínios contemplados pela Licença Ambiental:
Colorado Ville
Jardim Europa
Jardim Europa II
Mansões Colorado
Solar de Athenas
Vivendas Colorado
Vivendas Colorado II
Vivendas Friburgo

Clique aqui e veja mais fotos do evento.

Você pode ainda baixar uma cópia da Licença clicando aqui.