Dicas para uma casa mais sustentável
publicado em 5 de maio de 2014
Para tornar sua casa um lugar mais sustentável, nem é preciso adotar um novo estilo de vida, totalmente radical. Ao mudar pequenos hábitos, você já consegue ter mais consciência sobre meio ambiente e, de quebra, economizar algum dinheiro.
Separamos uma lista de pequenas coisas que fazem uma grande diferença:
- Limpe a calçada com uma vassoura. Para “baixar a poeira”, você pode utilizar a água que sobrar no tanque ou na máquina de lavar roupas;
- A geladeira e o freezer respondem por 30% do consumo de luz. Evite deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo e não guarde alimentos muito quentes;
- Evite o uso de ar condicionado. Opte por deixar as janelas abertas, sempre que possível. Outra dica é desligar o aparelho cerca de uma hora antes que o ambiente permanecerá fresco.
- Troque as lâmpadas por luzes de LED. Elas são mais caras, mas apresentam uma economia de até 40% em relação às lâmpadas fluorescentes.
- Um sistema de reutilização da água da chuva pelas descargas exige um pouco de obras, mas você pode coletar a água em bacias e usar para lavar as calçadas e carros, por exemplo.
- Troque a borracha da geladeira sempre que preciso. É uma medida que conserva seu eletrodoméstico e evita o desperdício de energia elétrica.
- Não escove os dentes com a torneira aberta. Gastam-se até 12 litros de água cada vez que se faz a higiene bucal sem fechar a torneira. Na cozinha, ensaboe a louça toda antes de abrir a torneira para o enxágue.
- Melhore a iluminação natural. Mantenha as cortinas abertas durante o dia e posicione móveis de uma maneira favorável. Por exemplo, coloque as escrivaninhas perto das janelas, lateralmente, sendo possível utilizar a luz do sol. Assim, se gasta menos energia elétrica.