Condomínio Solar da Serra levanta suas questões durante visita da Secretaria Itinerante

publicado em 9 de maio de 2014

Crédito_Marcio Macrini
Crédito_Marcio Macrini

A Secretaria de Estado e Regularização de Condomínios (SERCOND) representada pelo secretário adjunto Roberto Costa, juntamente com suas subsecretarias: ambiental; fundiária e de fiscalização, realizou na manhã da quarta-feira (07), uma visita ao Condomínio Solar da Serra 1, 2 e 3, situado na Bacia do Rio São Bartolomeu, no Paranoá (RA-XVII). O encontro visa aproximar o Estado dos moradores, divulgar as áreas e formas de atuação da Sercond em todo Distrito Federal.

No encontro o subsíndico Marco Aurélio de Carvalho, levantou as questões do condomínio, como as áreas acidentadas do terreno e a pavimentação das ruas restantes – aproximadamente 23 km. Além disso, Marco Aurélio comentou que no terreno, existem escadas hidráulicas, boas tubulações, bueiros, controle de vazão e tudo feito com base nas normas da Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA). “A ideia é fazer tudo de forma correta e colocar as fundações. Os contratos estão sendo feitos cuidadosamente. Temos um engenheiro para receber as obras, com todos os projetos detalhados. Queremos fazer deste condomínio um exemplo de ocupação responsável e sustentável. Este é nosso objetivo” declarou o subsíndico.

Para o secretário adjunto Roberto Costa, no que depender da SERCOND e do GRUPAR todos os esforços serão feitos para ajudar a questão de regularização. “Hoje nós temos na secretaria e no Grupar, técnicos com visão de regularização. Temos sempre que buscar, o melhor entendimento, pra adequar dentro das normas e das possibilidades legais. Usaremos todos os meios possíveis para sustentar quem já está lá e usou a boa vontade. Tudo que puder ser feito tanto ambientalmente quanto urbanisticamente, será feito”, afirmou o secretário adjunto. Ainda durante a visita foi apresentado ao condomínio a cartilha “Da regularização fundiária dos parcelamentos urbanos do DF”, que explica o passo-a-passo da regularização mais o “Projeto Viva Verde”, que trata sobre questões ambientais e reciclagem de lixo, onde o próprio condomínio já pratica a coleta seletiva.

O Condomínio Solar da Serra 1, 2 e 3 existe há 28 anos e atualmente possui 880 terrenos, 350 residências ativas e 60 construções em andamento. Com objetivo de disponibilizar as repostas de forma coerente às muitas dúvidas dos moradores de condomínios a Secretaria de Estado de Regularização de Condomínios (Sercond) criou a “Secretaria Itinerante” tendo como uma das suas obrigações o comprometimento de conversar, discutir com os condôminos, informar claramente a função e os instrumentos e meios que a Secretaria está colocando em ação para ordenar o processo de regularização.

 

(Fonte: Sedhab)