Cuidado com a correspondência

publicado em 30 de maio de 2014

Correspondências

A entrega da correspondência é assunto de debate para muitos moradores e síndicos. Quanto maior o condomínio, maior a complexidade para distribuição de cartas e encomendas. Para atender aos moradores com conforto e segurança, cada condomínio estabelece um processo padrão que melhor se adapte à rotina dos condôminos.

Legalmente, a responsabilidade dos carteiros termina na portaria do condomínio. O sistema interno de entregas deve ser acordado entre os moradores. Em muitos prédios, profissionais específicos são contratados para cuidar das correspondências. Os carteiros deixam as cartas e encomendas na portaria e os funcionários responsáveis distribuem as correspondências de porta em porta.

Há moradores que preferem buscar as correspondências na portaria e condomínios que atendem à preferência e adotam esse padrão para lidar com as cartas que chegam. Uma opção para esses condomínios é a aquisição de armários individuais. Dessa forma, os carteiros ou funcionários do condomínio depositam as cartas diretamente nos armários dos moradores.

Correspondências registradas, como encomendas e talões de cheque, exigem assinatura no ato da entrega. Funcionários da portaria costumam receber as encomendas e assinar o formulário de recebimento. Esse procedimento pode, ou não, acontecer, dependendo de uma decisão em conjunto dos moradores. Se os funcionários da portaria não encontram o destinatário durante determinado período de tempo, também há duas opções: guardar a encomenda ou devolvê-la aos Correios. Para segurança dos condôminos, esse processo também deve ser padronizado e decidido em conjunto.

Também há condomínios em que as correspondências ficam em uma das casas. O sistema pode dar certo e ser prático aos moradores. Essa informalidade, porém, também pode gerar conflitos, como desaparecimento de correspondências e, consequentemente, atrito entre vizinhos.

Outra ideia para aumentar a segurança dos condôminos e funcionários da portaria é adquirir um livro de registro. No livro, podem ser anotadas todas as encomendas recebidas e, em caso de conflitos e dúvidas sobre a entrega de determinada correspondência, o livro poderá ser consultado.

 

Esta matéria está na quarta edição do Informativo Nosso Bairro que já está sendo distribuído na região dos condomínios.

Na mesma edição:
Ocupação de áreas em Sobradinho e Colorado deve seguir novas diretrizes urbanísticas
Editorial
Espaço do Morador
UP Entrevista – Thiago Andrade (Presidente do IAB/DF)
Setor Contagem receberá sistema de esgotamento