Mestre D’armas recebe licença de instalação

publicado em 7 de julho de 2014

Mestre D'armas

Nesta quinta-feira, a secretária Lene Santiago, o secretário-executivo do Grupo de Aprovação e Análise de Projetos de Parcelamentos (GRUPAR), Fernando Negreiros, o presidente do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídrico do DF (Ibram), Newton Reis e o proprietário do espólio Salviano Guimarães estiveram na sede do Instituto Brasília Ambiental (IBRAN), para acompanhar a assinatura da Licença de Instalação para os parcelamentos Estância Mestre D’armas I, II, III, IV, e V, Recanto do Sossego e as glebas para nova oferta habitacional. Considerado uma ARIS (Área de Regularização de Interesse Social), o Setor Habitacional localiza-se na Região Administrativa de Planaltina (RA VI).

Na Licença de Instalação, o Ibran exige que sejam desocupados as construções implantadas irregularmente dentro dos limites que constam no MDE/URB para o Parque Sucupira, Parque do DER e parque da Estancia, apresentar um plano de uso e ocupação, entre outras exigências. “Essa é uma ocupação que está há mais de 50 anos no Distrito Federal, então hoje a população de Mestre D’Armas e de Planaltina está em festa. O GDF ao regularizar tem a preocupação de que se garanta a efetividade dessa população que está na região há décadas”, afirma a secretária de Estado de Regularização de Condomínios, Lene Santiago.

A partir desse passo será feita uma análise e após a conclusão da mesma, o processo urbanístico será finalizado. “Vamos fazer a aprovação do parecer de regularização do Mestre D’Armas, tanto ambiental quanto urbanística e encaminhar para o governador assinar o decreto de regularização”, ressalta Lene Santiago.

Mestre D’armas é dividido hoje em três porções. Hoje residem na região conhecida como Gleba 2 – Fazenda Mestre D’Armas (URB – MDE 072/09), aproximadamente 43.929 moradores. São 4.527 lotes e um total de 192,84 hectares. Já na região de propriedade da Terracap (URB-MDE 133/10) são 1.166 habitantes em 328 lotes em 17,55 hectares. E ainda uma terceira área e propriedade particular referente a Fazenda Lagoa Bonita – Etapa 3.

Planaltina foi fundada em agosto de 1859. Possui área é de 1.534,69 km e sua população atual é de 230.000 habitantes. A cidade é famosa por suas belezas naturais como cachoeiras e trilhas e a vida cultural e espiritual. Na região existe o Vale do Amanhecer, com a maior comunidade exotérica do país, a encenação anual da paixão de Cristo, no Morro da Capelinha, a Festa do Divino e a Folia de Reis.

Fonte: Sercond