Equipe da UPSA visita projeto urbanístico inovador em Florianópolis

publicado em 25 de setembro de 2014

Pedra Branca_006
Imagine um bairro planejado para que trabalho, moradia, estudo e diversão coexistam em perfeita harmonia. Pois saiba que esse lugar existe e fica a 15 km de Florianópolis, em Santa Catarina. Em junho, a equipe da Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) saiu de Brasília para conhecer a Pedra Branca – Cidade Sustentável.

Durante um dia, os profissionais de ambas as empresas puderam trocar informações e experiências sobre o empreendimento que possui várias semelhanças com o projeto que a UPSA vem desenvolvendo para sua área no Distrito Federal.

Assim como a Pedra Branca, a Urbanizadora Paranoazinho é uma empresa fundamentada na visão de se criar qualidade de vida por meio do urbanismo sustentável, focado no pedestre e na escala humana. No caso da Pedra Branca, a “âncora” do projeto foi a instalação do campus da Unisul e a criação da cidade universitária.

Presente no encontro, o diretor da TerraUrbanismo, Hélio Mitica, elogiou os conceitos de urbanismo sustentável. “Bons projetos saem dos clientes que querem deixar um legado e não apenas lançar mais um empreendimento”, destacou. A Pedra Branca segue os princípios do urbanismo sustentável, com ruas compartilhadas, com espaços públicos atraentes e seguros dando prioridade aos pedestres.

Localizado na região que mais cresce na Grande Florianópolis, o empreendimento foi pensado para trazer uma proposta totalmente inovadora para a região. Um dos grandes diferenciais é o “Passeio Pedra Branca” – a primeira rua compartilhada do país. “Conseguimos criar um espaço para conviver, um lugar perfeito para as pessoas resgatarem o convívio social”, ressaltou Marcelo Gomes, diretor executivo da Pedra Branca.

Desde seu início, a Pedra Branca foi projetada para ser um bairro diferenciado. De 2005 a 2008, uma equipe multidisciplinar liderada pela DPZ Latin America, e orientada por Jaime Lerner trabalha no desenvolvimento do conceito urbanístico da região. A previsão é que 40 mil pessoas morem no local. Atualmente, cerca de 6 mil já trabalham na Pedra Branca. “Tudo foi pensado e cuidadosamente planejado para transformá-la num bairro-cidade completo, com densidade controlada, espaços públicos agradáveis, comércio de rua, praças e muito verde”, completou Gomes.

Fonte: Ascom UPSA