Incremento ao abastecimento do DF

publicado em 3 de dezembro de 2014

tabela

Feiras fixas e itinerantes ganham em tradição e incentivam a produção local com a oferta de produtos frescos para a população em quase todos os dias da semana

Mandioca e hortaliças folhosas, como alface, acelga e couve, são os principais alimentos que integram a cadeia produtiva agrícola de Sobradinho. O cultivo do milho, feijão e frutas também fortalecem o artefato local. Todas essas opções estão ao alcance dos moradores e são facilmente encontradas nas feiras fixas e itinerantes realizadas de terça-feira a domingo em diversas localidades. No entanto, a comercialização da produção se expande para além das fronteiras da região de Sobradinho.

A diversidade dos locais de distribuição é uma importante garantia na lucratividade dos agricultores. Além de abastecerem as feiras locais, os produtos são vendidos para as Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa DF), supermercados de pequeno e grande porte, hortifrútis e restaurantes.

De acordo com o presidente da Associação dos Produtores Rurais e Agricultores Familiares de Sobradinho (Aspraf), Rogério Laguardia, a região conta com aproximadamente três mil agricultores, entre produtores rurais e agricultores familiares. “Nossa produção está sendo comercializada no Ceasa, na Feira de Produtores de Planaltina, além de restaurantes e pequenos sacolões que vão comprar nas nossas feiras”, detalhou Laguardia.

Onde encontrar

Destinadas aos produtos rurais da região, a Feira do Padre e a Feira do Produtor Rural da Fercal são as maiores. A primeira existe há 32 anos e possui 152 espaços para venda. Já a Feira do Produtor Rural conta com 80 espaços de comercialização. Cerca de 20% dos espaços da Feira da Lua, realizada em Sobradinho, às quintas e sextas-feiras, são destinados aos produtores rurais e agricultores familiares da região.

Desde 2008, os consumidores contam ainda com a Feira Itinerante dos Produtores Rurais, que, durante três dias da semana, é montada nos condomínios da região. O agricultor Nilton dos Santos vende verduras no local há quase um ano. A maioria dos alimentos comercializados por ele é de sua própria produção, como alface, couve e brócolis. “O movimento da feira itinerante é ótimo e proporciona um bom rendimento”, comenta. Nilton dos Santos atua também na Feira da Lua, às sextas-feiras, e na Feira do Padre, aos domingos.

Além das feiras, os eventos agropecuários incrementam o calendário agrícola da região. Há 31 anos, no mês de maio, é realizada a “Exposição Agropecuária de Sobradinho”, com exposição de animais, produtos artesanais e agroindustriais, entre outras atividades. Para 2015 está prevista a primeira Festa da Mandioca, que, de segundo a Emater, fará parte do Calendário Oficial de eventos do GDF.

Fonte: Ascom UPSA