Responsabilidade na administração pública
publicado em 3 de dezembro de 2014
Promover a responsabilidade socioambiental e inserir critérios de sustentabilidade nas atividades da administração pública são os principais objetivos do programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Aderido pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), seguindo com as diretrizes traçadas pelo AP3, o programa conta com seis projetos e três campanhas para o público interno com foco na sustentabilidade socioambiental e a melhoria da qualidade de vida no trabalho.
As iniciativas integram o programa denominado Agenda Ambiental da Adasa (A³), implantado em fevereiro de 2013. Segundo a coordenadora, Vanessa Pádua, a implantação do A³ se deve ao papel da Agência de cuidar do meio-ambiente e dar o exemplo a outras administrações públicas. “Eu e alguns servidores achamos que seria incoerente cuidar e exigir dos outros órgãos esse zelo com o meio ambiente, sem o cuidado dentro da nossa própria casa. Precisávamos dar o exemplo”, explicou.
Para ela, os resultados são muito positivos: a coleta seletiva funciona; há uma maior sensibilização para economia de energia, água e papel; e melhoraram os cuidados com a limpeza e a integração entre colegas de trabalho.
Ações
Em agosto deste ano, a coleta seletiva de lixos secos e úmidos, pilhas e baterias foi incrementada. Agora, também é feita a coleta de eletroeletrônicos. As ações dependem da conscientização dos agentes que participam do processo seletivo do lixo. O gerador de resíduo faz a separação nos locais indicados, o funcionário que recolhe o lixo o encaminha ao depósito e, por fim, os responsáveis pela coleta pública selecionam os resíduos para a reciclagem.
O A³ conta ainda com uma publicação trimestral direcionada aos funcionários e servidores da Adasa. O Informativo Ambiental traz curiosidades sobre temas socioambientais, resumo de artigos técnicos, dicas de estímulo e reforço às práticas sustentáveis da agência, entre outros conteúdos.
Em comemoração ao Dia do Combate à Poluição (14/8), foram lançadas as campanhas “Carona Amiga” e “Menos Plástico, Mais Planeta”. A primeira tem o intuito de incentivar hábitos menos poluentes por meio de transporte solidário entre servidores e colaboradores da Adasa. Com a atividade, há o reforço das relações interpessoais e a diminuição da emissão de gases poluentes e do volume de carros nas ruas. Quem dá a carona ganha uma Eco Bag, sacolas ecológicas da campanha “Menos Plástico, Mais Planeta”. Com elas, ao fazer compras, os servidores devem fazer selfies, mostrando que, ao invés de usar sacos plásticos, mais poluentes, utilizam a Eco Bag. A sacola ecológica tem capacidade de até 10kg e duram por até 5 anos.
Fonte: Ascom UPSA