Manual propõe criação de espaços públicos com mais interação entre as pessoas

publicado em 29 de abril de 2015

Placemaking

Duas integrantes do Conselho Brasileiro de Lideranças em Placemaking produziram, recentemente, o Guia do Espaço Público. O objetivo do documento é contribuir com ideias e práticas para criação e manutenção de espaços que estimulem a relação entre as pessoas e entre a comunidade e as cidades. O manual apresenta o conceito de Placemaking e seu desenvolvimento no país; as características e benefícios de espaços públicos bem sucedidos; e os princípios para a criação desses espaços.

Placemaking significa “fazer lugares”. O conceito, no entanto, vai além do planejamento e do desenho urbano; envolve a criação, dentro de um espaço, de atividades e conexões culturais, econômicas, sociais e ambientais. Para produzir o material, Paola Caiuby Santiago e Jenniffer Heemann trabalharam com a Project for Public Spaces (PPS) em Nova York. A PPS é uma organização sem fins lucrativos que atua no planejamento e na concepção de espaços públicos para construção de comunidades mais fortes.

Acesse o Guia e confira o resultado do trabalho.

Fonte: Ascom UPSA