Colaboradores da UPSA participam de curso de combate a incêndios florestais

publicado em 19 de maio de 2015

DSC_1926 - 600pixels

Segunda aula da capacitação, promovida pela UPSA e CBM/DF, está marcada para este domingo (24)

A Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) promoveu neste domingo (17/5), em parceria com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBM/DF), a primeira aula do curso Técnicas e Táticas de Combate a Incêndios Florestais e Organização de Pessoal. Ao longo do dia, colaboradores da UPSA receberam orientações teóricas no Posto de Atendimento do Grande Colorado. A próxima etapa será prática e está marcada para este domingo, (24), das 9h às 13h, em área natural dentro do Grande Colorado.

O curso, que faz parte do Programa de Combate a Incêndio em Áreas Naturais (PCIAN), tem o objetivo de orientar as pessoas a como reagir diante de situações de emergência – principalmente na época de seca, que se inicia neste mês e segue até novembro. Os participantes receberão, ao fim do módulo, certificado de capacitação e farão parte da Brigada Comunitária de Incêndio do Grande Colorado.

O treinamento foi conduzido pelos sargentos Ocian e Jeverson, ambos do Grupamento de Proteção Ambiental (Gpram) do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. De acordo com eles, o cerrado é a maior savana em biodiversidade do planeta e abriga um terço de todas as espécies animais e vegetais catalogados no Brasil. Por isso, a importância de que todos, em especial a comunidade, estejam atentos à sua preservação.

“O cerrado é uma das áreas menos protegidas e clama por socorro. A questão da conservação tem sido levada a sério pelos órgãos competentes, mas também tem que ser levada a sério pela sociedade. Enquanto nós, cidadãos, não nos envolvermos nisso, vai ser difícil”, afirma Ocian. O sargento lembra ainda que cerca de 99% dos incêndios acontecem por causa da ação do homem, seja durante renovação de pastagem, queima para cultivo, extração mineral, queda de balão, acidente, queima de lixo ou queima em beira de estrada, entre outros. Fatores naturais, como raios, por exemplo, são responsáveis apenas por 1% dos incêndios florestais.

Entre outros pontos, os colaboradores da UPSA aprenderam como utilizar corretamente os equipamentos de proteção individual e como agir de modo a evitar que pequenos incêndios se alastrem e coloquem em risco o meio ambiente e também a comunidade. Foram fornecidas também dicas importantes sobre atitudes defensivas diante do fogo, tais como observar a direção do vento, verificar riscos no terreno, manter comunicação durante o combate e nunca se afastar do grupo, além de sempre definir uma rota de fuga para zonas de segurança como cursos de água, cascalheiras e asfaltos. O cuidado com cobras, escorpiões, aranhas e outros animais peçonhentos também foi abordado. Tais bichos, segundo os instrutores, costumam ficam desorientados durante os incêndios florestais.

Danos à natureza – Além de colocar em risco a vida humana, os incêndios florestais também provocam grandes prejuízos ao meio ambiente. Entre eles, a destruição de árvores, sementes e rebrotas; e a deterioração do húmus e empobrecimento do solo, que facilitam a erosão. Além disso, trazem malefícios às áreas de proteção da fauna e flora e eliminam as belezas naturais. Muitas vezes ainda destroem casas, culturas agrícolas e a pecuária.

Durante incêndios, a emissão de gás carbônico também pode trazer diversos malefícios às pessoas envolvidas, como complicações respiratórias. Por isso, é importante lembrar que somente quem tiver condições físicas e psicológicas e estiver devidamente protegido deve tentar o combate. Em caso de dúvidas, o mais adequado é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) para que as medidas necessárias sejam tomadas o quanto antes.

PRÓXIMAS OPORTUNIDADES – Ainda dá tempo de se inscrever para os próximos cursos do PCIAN. No dia 22 de maio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ministrará aula no Parque Nacional de Brasília sobre Confecção de Aceiros Negros e Combate a Incêndios Florestais. Já no dia 13 de junho, haverá o curso de Primeira Resposta, ministrado pelo Corpo de Bombeiros no Salão de Festas do Condomínio Vivendas Lago Azul, no Grande Colorado. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão brindes e certificado.

Participe! O meio ambiente é um patrimônio de todos nós!

Fonte: Ascom/UPSA