Espaço Pamonhas e Batatas é regularizado na Fazenda Paranoazinho

publicado em 25 de maio de 2015

FotoPamonhasEntrega da escritura aos empresários da casa sertaneja sinaliza continuidade
da regularização iniciada em 2014 com o Vivendas Friburgo

Depois da regularização do condomínio Vivendas Friburgo no fim de 2014, e da chácara São José, neste ano, a Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) dá sequência ao trabalho com a entrega da escritura definitiva da chácara 54 da BR 020, onde funciona a tradicional casa de shows Pamonhas e Batatas.

Diferente do processo feito com os parcelamentos, onde a regularização depende de uma série de aprovações junto ao Governo do Distrito Federal, a legalização da situação das chácaras passa apenas pela negociação entre os ocupantes e a Urbanizadora Paranoazinho, proprietária da área.

O acordo é o melhor caminho para as partes envolvidas: chacareiros, que há anos lutam pela legalização, e a Urbanizadora, proprietária dos terrenos. Na avaliação da UPSA, os conflitos e o longo tempo de espera ocasionados por processos de usucapião apenas adiam a conclusão da regularização das chácaras. Com a entrega da escritura definitiva da propriedade pela UPSA, a família passou a ter sua chácara registrada no Cartório de Registro de Imóveis e ganharam a segurança jurídica necessária para dar a destinação desejada ao terreno.

Para o presidente da UPSA, Ricardo Birmann, o principal objetivo das negociações é regularizar as áreas pertencentes à Fazenda Paranoazinho. “Conseguimos contemplar o interesse da UPSA de regularizar mais um trecho da região e reconhecer a presença e a importância de antigos posseiros no terreno. Sempre defendemos que a conciliação é a única saída para essas demandas”, ressalta.

Pamonhas e Batatas – A negociação entre a UPSA e a família proprietária da chácara onde fica a casa de shows teve início há sete anos. O advogado e administrador regional de Sobradinho, Divino Sales, conhece bem a história. Antes de estar à frente da Administração, ele foi contratado pela família para assessorá-la juridicamente.

“É um prazer presenciar a assinatura desta escritura que, para mim, é um marco para Sobradinho. A gente observa que as partes conseguiram fazer uma composição acerca da regulamentação daquela área”, pontua Sales.

Para ele, os benefícios dessa ação não se estendem apenas aos envolvidos. “É a regularização de uma área de importante fundamento para Sobradinho. Fico feliz em acompanhar esse momento que para mim é histórico, porque é mais uma situação que agrega valor a Sobradinho, movimentando inclusive o setor imobiliário da cidade”, completa.

Divino Sales lembra que agora tanto a família proprietária quanto a Urbanizadora Paranoazinho terão suas áreas livres para negociar e também empreender. “Isso é muito importante para Sobradinho, porque vai gerar renda, emprego e dividendos para o município”, acrescenta.

O empresário Paulo Cesar Alencar, proprietário do Pamonhas e Batatas, faz planos para o futuro. “Achei melhor o caminho do acordo. Um empresário precisa da escritura para desenvolver o seu negócio e a falta da escritura já me gerou muito aborrecimento. Já cheguei a perder negócios”, lembra o empresário.

Ascom/UPSA