UPSA e Corpo de Bombeiros oferecem curso gratuito sobre incêndios florestais

publicado em 9 de junho de 2015

curso1resposta

Alunos receberão orientações sobre como agir diante de incêndios neste sábado (13/6)

A Urbanizadora Paranoazinho (UPSA), em parceria com o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBM/DF), promove o Curso de Primeira Resposta para funcionários, síndicos e moradores do Setor Habitacional Grande Colorado. A atividade está programada para o dia 13 de junho (sábado), das 9h às 17h, e acontecerá no Salão de festas do condomínio Vivendas Lago Azul.

“O objetivo é ser mais eficiente no primeiro combate, identificando, comunicando e combatendo os incêndios. E se a pessoa não se sentir preparada, deve chamar o socorro imediatamente”, ressalta Mirella Ritter, bióloga da UPSA. Os participantes receberão a camiseta e o chapéu da Brigada Comunitária de Incêndio do Grande Colorado, além de certificado. Faça sua inscrição gratuitamente.

A iniciativa integra o Programa de Combate a Incêndio em Áreas Naturais (PCIAN), previsto no Plano Básico Ambiental da Fazenda Paranoazinho, e fornece instruções sobre como reagir diante de situações de emergência. “Muitas vezes o ocorrido nem exige a presença dos bombeiros, é mais uma questão do agente que está na ponta saber como se comportar. Não é só apagar o fogo, é gastar menos energia e fazer uma conexão entre as instituições. Depois de receberem as primeiras noções, as pessoas passam a não esperar e têm uma atitude mais proativa. Elas perdem o medo e entendem a lógica de atuação”, explica o tenente coronel Glauber Anderson Martins de La Fuente, que comanda o Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (Gpram).

CIDADANIA – De acordo com o tenente coronel, a participação da comunidade é essencial para amenizar as consequências dos incêndios. “Com essas noções, passamos a ter mais eficiência porque a segurança pública também parte do cidadão. Se ele já começa a agir, temos uma perda menor de área queimada, menos poluição atmosférica, enfim, os danos em geral são minimizados. Passamos a ter ganhos maiores porque não precisaremos deslocar tantos profissionais. Às vezes o incidente nem é tão grande, mas sem esse primeiro atendimento um incêndio que levaríamos duas horas para apagar, demora cerca de três dias para ser contido”.

O problema das queimadas se agrava principalmente na época da seca, que começou em maio e segue até novembro. No Grande Colorado, a situação precisa ser constantemente monitorada devido à proximidade com a Reserva Biológica da Contagem, uma área de cerrado nativo com características que tornam a região ainda mais suscetível ao fogo. “As brigadas comunitárias precisam ser incentivadas, principalmente em associações, condomínios e chácaras próximos de área verde. Então fazemos palestra e ensinamos que todos são capazes de ajudar e durante as reuniões já deixamos as ferramentas necessárias”, informa o tenente coronel.

O Curso de Primeira Resposta é a última das três capacitações oferecidas pela UPSA em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em maio e junho. Fique atento, pois em breve haverá novas oportunidades.

Ascom/UPSA