UPSA, GDF e moradores conversam sobre regularização
publicado em 2 de outubro de 2015
A Urbanizadora Paranoazinho (UPSA), síndicos e advogados dos condomínios do Grande Colorado participaram da reunião de mediação, realizada hoje (2/10), pelo secretário de Estado da Gestão do Território e Habitação (Segeth), Thiago de Andrade. A iniciativa teve como objetivo um debate cordial entre as partes para alcançar a legalização das terras da região.
O secretário fez a abertura, enfatizando que a comunidade já é a favor da regularização. “Sabendo que a finalidade de todos é a regularização, a mediação pareceu um bom caminho, porque colocamos tudo à mesa e conseguimos destravar coisas que, pela via jurídica ou pelo embate do confronto, demorariam muito mais tempo e gerariam um dano coletivo muito maior”, explica Andrade.
Já o administrador regional de Sobradinho, Divino Sales, considerou a iniciativa como mais um avanço. “Percebemos que há um espaço para que se possa discutir todas as questões jurídicas, urbanísticas, ambientais e, sem dúvida, a questão da legalização que perpassa por todos estes momentos”, avalia Sales.
Durante o evento, o diretor-presidente da UPSA, Ricardo Birmann, frisou a importância dos síndicos em divulgar a informação na região e desconstruir boatos. “Mais uma vez, colocamos à disposição dos moradores e de seus advogados as cópias dos processos”, afirmou. Birmann assumiu o compromisso de enviar uma cópia digital da documentação da Fazenda Paranoazinho para os representantes dos moradores que estavam presentes.
Inácio Machado de Azevedo, síndico do Jardim Europa, pontuou a importância do reconhecimento da comunidade e dos síndicos como interlocutores nas negociações. Já Renato Cardoso Machado, morador do Solar de Athenas, observou que se não existir diálogo não existirá acordo. “Hoje estamos divididos dentro do nosso condomínio, mas no futuro quem sabe a gente pode assistir a reuniões e participar e melhorar o processo.”
O evento contou ainda com a participação da coordenadora de Urbanismo, Tereza Lodder, do secretário-adjunto Luiz Otávio Rodrigues e do procurador do Distrito Federal Fernando Longo. A próxima mediação ficou agendada para o dia 6 de novembro.
Ascom UPSA
Fique por dentro: Ouça aqui o áudio da reunião