UPSA na 1ª Conferência Regional de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais
publicado em 15 de outubro de 2015
Profissional da empresa está entre os delegados eleitos na etapa local do evento
A Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) está entre os delegados da 1ª Conferência Regional de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais. A eleição ocorreu na etapa local do evento realizada no Distrito Federal, sendo que a empresa ficou classificada na categoria de usuários efetivos ou potenciais de serviços públicos de manejo dos resíduos sólidos, de drenagem e das águas pluviais.
“A UPSA é a única do ramo privado do DF que está participando das discussões para proposição de melhorias dos sistemas abastecimento de água, esgotamento sanitários, drenagem pluvial e resíduos sólidos, com vistas ao futuro”, ressalta a bióloga da Urbanizadora, Mirella Ritter, que foi eleita como delegada suplente.
Neste primeiro encontro, foram discutidos temas como limpeza urbana e coleta de resíduos comuns, perigosos e industriais; dispositivos de microdrenagem e macrodrenagem e o manejo de águas pluviais; e a articulação entre resíduos sólidos, drenagem, abastecimento de água e tratamento de esgoto.
Durante a Conferência Regional, prevista para 22 e 23 de outubro, serão avaliadas as propostas do Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais da Região Integrada do Distrito Federal e de Goiás (CORSAP – DF/GO). O órgão é responsável pela gestão associada destes serviços públicos do DF e de 19 municípios goianos. São eles: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, e Vila Boa.
Na Conferência, os dez delegados aptos na etapa local poderão ser escolhidos para atuar como membros do Conselho Regional de Manejo dos Resíduos Sólidos e das Águas Pluviais. Para Mirella Ritter, é uma oportunidade para a Urbanizadora Paranoazinho levar para a discussão experiências internacionais de sucesso em saneamento ambiental.
“Trabalhamos no convencimento de que mudança de tecnologia é necessária e benéfica à sociedade e ao meio ambiente. Na Avenida São Francisco, por exemplo, no projeto de macrodrenagem a ser implantado, a UPSA propôs uma tecnologia consolidada e eficiente mas, que é nova no Distrito Federal. Então esse projeto criará a oportunidade de a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) conhecer e treinar sua equipe para uso dessa tecnologia em outros áreas do DF”, explica.
Ascom UPSA
Com informações da Agência Brasília