UPSA investe em compensação ambiental
publicado em 23 de novembro de 2015
Mais de 35 mil mudas de árvores nativas do cerrado deverão ser plantadas nos próximos anos pela Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) em Unidades de Conservação.
A iniciativa visa a compensar os danos ambientais ocasionados nas últimas décadas em uma área de 105 hectares da Fazenda Paranoazinho. A quantidade de mudas tende a aumentar quando o estudo for finalizado, contabilizando um total de 244 hectares.
O levantamento identificou mil árvores nativas e 500 exóticas a partir da comparação de inventários florestais realizados pela empresa em 2014 na Fazenda Paranoazinho e fotos aéreas da localidade, dos anos de 1991 e 1992, cedidas pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).
“Em 1993, a área já era considerada de expansão urbana e sua ocupação deveria ter observado a legislação vigente, que requer autorização do órgão ambiental competente, para a retirada de árvores. Isso não ocorreu e agora a UPSA assumirá esta compensação florestal para garantir um desenvolvimento sustentável da região”, observa a bióloga Mirella Ritter, que coordenou o projeto.
Ascom UPSA