UPSA adere à Aliança Cerrado

publicado em 7 de junho de 2016

Em maio a Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) aderiu à Aliança Cerrado, um grupo formado por órgãos públicos, empresas e entidades da sociedade civil, que trata da conservação, recuperação e do uso sustentável do segundo maior bioma do Brasil. É caracterizado pela colaboração entre seus integrantes, que concentram esforços para implantar uma política pública mais próxima da realidade do Distrito Federal. A Secretaria de Meio Ambiente do DF (Sema), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) estão entre os membros.

“A Aliança surgiu da necessidade de canalizar esforços para proteger os remanescentes de cerrado no DF e aumentar a escala na recuperação da vegetação nativa. Hoje temos apenas 40% da área original ainda de pé, sendo que em várias unidades hidrográficas esse índice é muito menor, o que afeta a disponibilidade de água e a oferta de serviços ambientais fundamentais ao bem-estar da população”, alerta o chefe da Assessoria Jurídico Legislativa da Sema, Raul Telles.

A Aliança também é composta por órgãos consumidores do meio ambiente, como a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), que precisa conservar a água para não perder recursos. Grupos de Trabalho abordam temas como legislação, mapeamento de áreas prioritárias, métodos e insumos à restauração, entre outros.

Segundo o analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio) Alexandre Sampaio, a prioridade é atualizar as leis distritais. Existem ainda iniciativas de educação ambiental e formação de banco de dados.

Ascom UPSA

*Matéria publicada na 15a edição do Jornal Nosso Bairro