Contagem mais perto das escrituras

publicado em 20 de julho de 2016

As negociações para regularizar o setor habitacional Contagem avançam em diversos parcelamentos, dentre os quais se destacam os Residenciais Sobradinho, Jardim Vitória e Jardim Ipanema, o Vila Rica, Vivendas Beija-flor, Serra Dourada e Meus Sonhos.

O Setor é o maior da Paranoazinho e o único que falta passar pela aprovação do Conselho de Planejamento Urbano e Territorial do Distrito Federal (Conplan).

“Após o sucesso do Boa Vista, a Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) está se empenhando no Contagem. Os licenciamentos dos dois setores foram solicitados na mesma época, em 2008. Estamos focados em resolver a situação daqueles que apresentam maior adesão, como no caso do Residencial Sobradinho, onde 96% das pessoas negociaram conosco”, explica o gerente geral da UPSA, Luiz Falluh. O local fica próximo à chácara São José, na qual os moradores foram os primeiros a receber da empresa a escritura definitiva de propriedade em 2014, conquistando segurança jurídica após 17 anos de litígio.

Renilda Ribeiro dos Santos foi síndica do Residencial Sobradinho entre 2003 e 2012. “Moro aqui há 23 anos e enfrentei muita coisa. Era um local desacreditado, só com mato, erosão, chamavam de buracão, não tinha nem luz. E de repente você pode ter a escritura e o habite-se do imóvel. É o grande sonho de muita gente que passa a vida toda sem ter um teto. Não tinha como não lutar por isto”, recorda. O marido sempre a alertava sobre a insegurança de se viver em área irregular. “Percebi a importância de comparecer às assembleias e me informar. Em 2015, alguns vizinhos queriam negociar com a UPSA e eu explicava que o melhor seria fechar o valor em grupo”.

Nos condomínios Vila Rica, São José e Residencial Jardim Vitória, o prazo para entregar os termos de compromisso pela regularização fundiária assinados nas portarias, no Posto de Atendimento ou na sede da UPSA é até agosto. Os demais interessados podem formalizar adesões entrando em contato pelo telefone (61) 3485-2802.

Para que a regularização saia do papel, os condomínios foram divididos em grupos conforme proximidade e critérios urbanísticos e ambientais. Para acelerar o licenciamento, porém, foi solicitado junto ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) a unificação do processo dos três grupos do setor Contagem. O pedido ainda está em análise.

Ascom UPSA