Compensação florestal beneficiará estudantes
publicado em 5 de abril de 2017
A Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) antecipará o pagamento de parte da compensação florestal do Grande Colorado. A empresa está adquirindo R$ 30 mil em equipamentos que serão entregues em abril para o Programa Parque Educador, conforme termo firmado com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).
“Os materiais vão para centros ambientais que possuem infraestrutura. A compensação é um direcionamento, define como o recurso pode ser gasto para fortalecer os Sistemas Nacional e Distrital de Unidades de Conservação. O trabalho feito com as escolas serve para criar vínculo com as comunidades, que muitas vezes não compreendem porque há restrições no acesso. Então o desafio é incentivar a participação na gestão, denúncia, sensibilização e mobilização”, explica o coordenador de educação ambiental do Ibram, Luiz Gatto.
O Programa Parque Educador viabiliza ações pedagógicas para estudantes da rede pública na Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESECAE) e nos parques Sucupira e Águas Claras. É parceria entre as Secretarias de Educação e Meio Ambiente. Em breve, haverá seleção dos professores que atuarão nas unidades.
Como a UPSA promoverá obras de macrodrenagem para o ordenamento pluvial do Grande Colorado, será necessário cortar vegetação e instalar tubulações e reservatórios que evitarão o agravamento das erosões, recuperando as existentes. O Decreto nº 14.783/93 autoriza o corte mediante a compensação florestal – feita pelo plantio de mudas, podendo metade do custo ser em pecúnia.
Ciente do compromisso com a população, a UPSA optou por seguir o cronograma sugerido pelo Ibram, apesar de a execução das melhorias previstas só serem obrigatórias com o registro de 50% dos lotes do Grande Colorado. No entanto, a resistência da comunidade na regularização fundiária continua travando os demais benefícios para o meio ambiente, como plantio de mudas na Reserva Biológica da Contagem e projeto de monitoramento de mamíferos na ESECAE.
*Matéria publicada na 20ª edição do Jornal Nosso Bairro
Ascom UPSA
Saiba Mais:
Crianças participam de plantio de árvores promovido pela UPSA
Projeto Parque Educador é retomado no Três Meninas