Preparatória da conferência do meio ambiente começa em junho
publicado em 26 de maio de 2017
Começam em junho os encontros preparatórios para a Conferência Distrital do Meio Ambiente, que ocorrerá de 24 a 26 de novembro. Em meio à grave crise hídrica que o Distrito Federal enfrenta e aos esforços pelo desenvolvimento sustentável, o tema central será dedicado à água.
A escolha do tema é também uma forma de preparação para o 8º Fórum Mundial da Água, marcado para 2018 em Brasília. A população local poderá participar, nessa fase preparatória, da construção de propostas para o Plano Distrital de Proteção do Meio Ambiente.
Ao todo, serão seis encontros, divididos por região e bacia hidrográfica, para atender todo o Distrito Federal. O primeiro deles, em 3 de junho, em São Sebastião, abrangerá também as regiões do Paranoá, Itapoã e Jardim Botânico.
As bacias hidrográficas abrangidas nessa pré-conferência são as do São Bartolomeu, do São Marcos e do Paranoá.
Em cada reunião haverá a escolha de 40 delegados — 20 da sociedade civil e 20 do governo — e de até 60 propostas, sendo até dez por tema. São eles:
- Gestão territorial e gestão hídrica
- Usos econômicos da água
- Educação ambiental, cidadania e participação
- Biodiversidade e Cerrado
- Clima
- Resíduos sólidos, saneamento e saúde
Em novembro, os 240 delegados escolhidos discutirão as propostas elencadas na fase iniciada em junho. “A conferência é um momento de definição, com a sociedade, de prioridades para a agenda ambiental no DF”, resume o secretário do Meio Ambiente, André Lima.
Segundo o secretário, outro objetivo da conferência é mobilizar a população para uma participação proativa e crítica no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, em março de 2018.
Os demais encontros preparatórios serão no Gama, em 8 de julho; em Samambaia, em 5 de agosto; no Plano Piloto, em 2 de setembro; e na Estrutural, em 7 de outubro.
Fonte: Agência Brasília