S.H. Boa Vista recebe a maior obra da Paranoazinho.

publicado em 30 de agosto de 2024

Nova bacia vem para resolver o problema de drenagem pluvial na região do Império dos Nobres e é a primeira obra de macrodrenagem realizada pela UP.

A Urbanizadora Paranoazinho está realizando sua primeira grande obra: a bacia de detenção e macrodrenagem do Setor Habitacional Boa Vista. Com uma área de aproximadamente 5.600 m² e capacidade para armazenar até 12.900 m³ de água, a estrutura será fundamental para a coleta e direcionamento adequado das águas pluviais, prevenindo alagamentos e aumentando a segurança nas vias públicas.

“É um ponto marcante na história da UP, são quase 12 anos de esforço em direção à regularização fundiária. Lutamos muito para chegarmos nesse momento e fazia muito tempo que os moradores da região aguardavam essas obras.” disse Ricardo Birmann, CEO da empresa. O diretor-executivo aponta também que agora a empresa está entrando em uma nova fase de cumprimento das contrapartidas da regularização, que atenderá milhares de famílias da Fazenda Paranoazinho.

A obra, atualmente em andamento, está sendo realizada graças ao Termo de Compromisso pela Regularização Fundiária, proposto pela UP ao GDF em 2012. Este instrumento jurídico foi essencial para viabilizar a regularização dos mais de cinquenta parcelamentos irregulares da Fazenda Paranoazinho, e inclui a execução de obras de infraestrutura macro, tal qual redes, captações e bacias de detenção, como um de seus elementos principais.

Tecnologias inovadoras.

Graças a uma parceria inovadora entre a Urbanizadora Paranoazinho e a ADS-Tigre, estão sendo aplicadas tecnologias nunca utilizadas no Distrito Federal. Em vez dos tradicionais tubos de concreto, que possuem uma vida útil de cerca de 35 anos, a empresa adotou o PEAD (Polietileno de Alta Densidade), um material altamente resistente com expectativa de durabilidade entre 75 anos e 90 anos.

Leveza dos tubos de PEAD permite que sejam transportados e instalados facilmente.

O gestor de Engenharia da UP, e responsável pelas intervenções, explica: “Optamos por aplicar o que há de mais moderno e mais sofisticado em tecnologia na drenagem pluvial em nosso projeto.” Além de garantir uma longevidade superior, o PEAD oferece diversas vantagens significativas. Sua leveza e alta resistência facilitam o manuseio e o transporte, enquanto a baixa rugosidade interna do tubo assegura uma excelente capacidade de condução, reduzindo perdas de carga. A resistência à abrasão e a durabilidade proporcionadas pela qualidade da matéria-prima resultam em uma vida útil prolongada.

Além disso, o sistema de união 100% hermético, com anéis duplos e cinta cerâmica, garante estanqueidade e vedação completas. A necessidade de menor recobrimento reduz o volume de escavação e reaterro, aumentando a produtividade e a rapidez na instalação. Devido à resistência química e a durabilidade, os sistemas de drenagem com tubos de PEAD requerem pouca manutenção ao longo do tempo. Esse conjunto de fatores torna o processo construtivo mais eficiente e sustentável

Este projeto é um grande passo não só para a Urbanizadora Paranoazinho, mas para todo o Distrito Federal, para recuperação do ordenamento urbano e ambiental da região. Além de apenas trazer conformidade em termos ambientais, sociais e urbanísticos, marca um avanço significativo na organização do território, refletindo o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.